Resumos da novela A Dona

A Dona: Capítulo de 26 de agosto (Segunda)

 

Leonor procura Valentina para devolver o dinheiro emprestado por ela. Leonor diz que tentou separá-la de Jose Miguel, porque ele é o filho de Rodrigo e o capataz também estava apaixonado por Valentina. Ela temia uma luta de morte entre eles. Valentina agradece por te-la salvado. Isabel diz a Ernesto que Valentina e José Miguel podem se casar. Ernesto chora de felicidade. Mais tarde, Leonor agradece Sabino por ter mantido seu segredo, e pede desculpas por não valorizar sua nobreza. Além disso, ela pede a ele para ficar com ela e José Miguel. Na fazenda Montesinos, Leonor diz a José Miguel que ele não poderia ter escolhido uma mulher melhor que Valentina. José Miguel pede a ela para esquecer tudo e a abraça. Leonor diz-lhe para ir para o México e refazer a sua vida. Valentina e José Miguel se encontram na tumba de Frederico. José Miguel propõe casamento novamente. Valentina aceita. O padre Justino e o Padre Ventura decidem fazer em conjunto o casamento de José Miguel e Valentina. Rodrigo descobre que José Miguel e Valentina vão se casar. No dia do casamento, José Miguel espera Valentina no altar, enquanto ela caminha com Ernesto. Muitas pessoas assistem o casamento. Ambos juram amor eterno em frente ao altar. Gaby e Sandra são as suas damas de honra. Horacio diz para Gaby que quer casar com ela o mais rápido possível. Valentina canta. Jose Miguel e Valentina são declarados marido e mulher. Todos aplaudem, mas de repente Rodrigo aparece no casamento desfigurado, uma perna de madeira e muitas queimaduras. Quando ele está prestes a atirar José Miguel e Valentina, Alonso o detém. José Miguel o desarma. A polícia vem para prendê-lo. A festa continua com fogos de artifício e festas. Dois anos depois, Valentina e José Miguel batizam o casal de filhos. Enquanto Rodrigo apodrece na cadeia, Valentina e José Miguel desfrutam das férias de seus filhos.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 23 de agosto (Sexta)

 

Ivana tenta asfixiar Valentina. Neste momento Isabel e José Miguel entram. Ivana, totalmente descontrolada, diz que viu Rodrigo incendiar a cabana de Sabino e que Leonor também viu e preferiu se calar porque foi amante de Rodrigo. Isabel diz a Ivana que é hora de enfrentar seus erros e diz a José e Valentina que sua filha provocou a morte de Oscar Almeida. Ivana tenta convencer Isabel a ajudá-la a escapar, e se finge de vítima, num novo surto Ivana ameaça a própria mãe com uma tesoura. Ela diz que se quiser matá-la pode fazer, mas essa não seria a solução. Horácio e Alonso dizem a José Miguel e Sabino que Rodrigo morreu soterrado em uma mina. Ivana descobre que o delegado Toledo e umas testemunhas estão com Valentina e Isabel. Ivana escuta Bruno dizendo a Valentina e Isabel que quando for localizada, Ivana vai diretamente para a cadeia, ou na melhor das hipóteses, para uma clínica de doentes mentais. O delegado diz ao assessor de Rodrigo que ele e o patrão usaram de meios ilícitos para adquirir parte das terras dos “Montesinos”. Ivana foge e se tranca no celeiro. O delegado informa Valentina que houve uma explosão na mina e Rodrigo ficou preso nas pedras. Ivana, trancada no celeiro, tem uma alucinação em que Oscar fica lhe chamando e dizendo que apodrecerá na cadeia, que todos saberão que ela não está grávida. Ivana ouve sua mãe chamar na porta e não abre para ela. José Miguel decide derrubar a porta e quando por fim conseguem abrir encontram Ivana pendurada em uma corda no teto.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 22 de agosto (Quinta)

 

José Miguel chega onde está sua mãe e vê Sabino carregando Valentina, inconsciente. Rodrigo e José Miguel brigam e Leonor fica desesperada. Cristina, assustada, diz a Maria da Luz que Rodrigo destruiu sua casa. Alonso pergunta a Bruno Toledo se já encontrou as provas suficientes para prender Ivana pelo assassinato de Oscar Almeida. Ivana tenta trocar um cheque falsificado da firma de Valentina. José Miguel e Rodrigo seguem brigando, José toma a arma de Rodrigo e o ameaça de morte. Leonor, desesperada, grita para que o filho não faça isso, pois Rodrigo é seu pai. Rodrigo exige que Leonor dê uma explicação e avisa que ainda que José seja seu filho, vai acabar com ele. Rodrigo percebe que Valentina já não está mais sob seu poder. Leonor diz a José Miguel que amava Frederico, mas ele era estéril. Como ela queria muito ser mãe, esteve com Rodrigo. José Miguel diz que Frederico é seu único e verdadeiro pai. O afilhado do assessor de Rodrigo faz explodir uma mina e Rodrigo acaba preso no subterrâneo, fazendo todos pensarem que ele morreu. José Miguel diz a Sabino que já sabe que seu verdadeiro pai é Rodrigo, pois sua mãe já havia o confessado tudo. Sabino desconversa e responde que o importante é que Valentina já está a salvo e é melhor que todos pensem que foi ele quem a resgatou. José Miguel diz que o delegado fará perguntas, e que falta muito pouco para que Rodrigo seja pego. Ivana fica sabendo que Valentina voltou e pergunta a Gabriela se sua prima morreu. Gabriela responde que, para seu azar, ela voltou, mas está se recuperando. Gabriela ainda diz que assim que Valentina estiver em condições, vai dizer toda a verdade a ela. Ivana insiste em tratar de convencer a sua mãe de que está arrependida e sofreu muito com o desaparecimento de Valentina. Valentina diz a Ivana que sabe que ela matou Benita. Ivana tenta negar, mas Valentina diz que Rodrigo a viu. Ivana então, fora de si, diz que a matou por que ela era uma intrometida, e que a próxima é Valentina.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 21 de agosto (Quarta)

 

Rodrigo diz a Valentina que a levará em uma caminhonete e vão cruzar a serra, indo para outro país em seguida, por um caminho escondido que só ele conhece, mas antes disso explodirá uma dinamite para que todos pensem que eles morreram soterrados. José Miguel diz a Leonor que Rodrigo o tirou tudo, primeiro a seu pai, depois suas terras que eram a alma de seu pai e, por último, Valentina. Ivana, desesperada para conseguir dinheiro para fugir, entra no quarto de Valentina e dá de cara com Rodrigo. Rodrigo diz a Ivana que precisa do passaporte de Valentina, ela responde que o dará, mas que ele precisará pagar o favor, pois precisa de muito dinheiro para fugir para o estrangeiro porque tem um grande problema. Rodrigo a corrige, dizendo que tem um grande problema, pois não está grávida e cometeu dois assassinatos. Ivana então o seduz e pensa que assim poderá engravidar. Maria da Luz escuta as vozes de Ivana e Rodrigo dentro do quarto de Valentina e avisa as pessoas da fazenda, mas Rodrigo consegue escapar. Jesus e Teresinha pensam em fazer algo para resgatar Valentina. Maria da Luz diz a José Miguel e Isabel que Rodrigo estava com Ivana. Ivana diz que foi ameaçada com um revolver a entrar no quarto de Valentina e encontrar seu passaporte. Ivana, furiosa, diz a José Miguel que ele precisa aceitar que Valentina será mulher de Rodrigo. José Miguel responde que ama Valentina sobre todas as coisas, e que jamais duvidará de seu amor, porque esse mesmo amor é o que fará que ele a encontre. José pensa que assim que encontrar Rodrigo, o matará. Sabino tenta convencer Leonor para que tentem resgatar Valentina, já que ela é a única que pode conhecer o esconderijo de Rodrigo. Ele a diz que sabe de seu ódio por Valentina e que o nutre por saber que o homem que ainda ama, está obcecado por Valentina. Leonor esbofeteia Sabino e ele a adverte que se ela não o ajudar, José saberá de seu passado, e inclusive quem é seu verdadeiro pai. Finalmente Leonor decide ir atrás de Valentina. O assessor de Rodrigo o entrega as passagens de avião e todas as indicações para sua fuga com Valentina. Rodrigo o alerta para que tenha cuidado com o delegado, e que se abrir a boca, o procurará e o matará. Isabel descobre que Ivana entregou a Rodrigo o passaporte de Valentina em troca de uma grande quantia de dinheiro, mas Ivana nega tudo. Leonor e Sabino conseguem tirar Valentina do esconderijo. Rodrigo descobre que seu assessor o traiu e lhe dá um tiro.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 20 de agosto (Terça)

 

Rodrigo provoca um deslize de terras para que José Miguel e Alonso morram soterrados, mas José Miguel sai ileso dessa armadilha de Rodrigo e Alonso sai com uma perna machucada. Ivana pensa em voltar a fazenda “Os Caracóis” antes que Leonor se dê conta que ela não está grávida. Leonor leva um teste de gravidez para Ivana e pede que antes de ir embora terá que fazê-lo. Ivana se recusa e diz que pouco a importa o que Leonor ache a seu respeito. Valentina, gravemente doente, cospe na cara de Rodrigo e o chama de assassino. Ele diz que José Miguel está morto. Rodrigo lhe diz que por bem ou por mal será sua mulher. Ivana volta a fazenda “Os Caracóis” e finge arrependimento perante Isabel. Ela pede que a mãe arrume junto a Ernesto uma alta quantia em dinheiro, pois quer se internar em uma clínica de reabilitação mental no exterior. Ernesto diz a Isabel que devem apoiar Ivana, mas que antes precisam saber que clinica Ivana escolheu para ver se conseguem acertar essa internação. Horácio diz a Gabriela que a ama e quer passar o resto de sua vida com ela. Gabriela recebe, emocionada, um anel de compromisso e um pedido de casamento. Chorando, ela responde que aceita o pedido.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 19 de agosto (Segunda)

 

Valentina está amarrada e escuta a voz de José Miguel chamando por ela e o responde. Rodrigo, furioso, a esbofeteia e diz que antes que José ou Alonso a encontre, vão encontrar a morte. Ivana diz a Horácio que o avisou que Rodrigo raptou Valentina e José Miguel saiu de imediato atrás dela. Rodrigo diz a Valentina que quis conquistá-la, por isso lhe deu jóias e flores. Valentina diz a Rodrigo que a ela não se conquista com ostentação e riqueza, que para despertar seu amor, primeiramente ela deve admirar o homem, e até agora, dele só pode ver seu lado obscuro. Valentina pede que ele lhe demonstre que é um homem de bem deixando-a em liberdade. Maria da Luz, chorando, confessa a Timóteo do abuso que sofreu por parte de Rodrigo, ele, compreensivo, diz que ela não deve sentir vergonha, pois tudo isso que aconteceu não tira em nada sua pureza. Alonso e José Miguel se agridem. Sabino e Horácio pede aos dois que parem de brigar e pensem em Valentina. Valentina suplica a Rodrigo que a deixe livre pois sua família precisa muito dela e Ivana está doente. Rodrigo diz que ela não deve se preocupar com Ivana pois é uma pessoa má e não merece seu amor. Rodrigo conta que junto com Ivana planejou assassiná-la. Diz ainda que a serpente em seu quarto foi ideia de Ivana, para que ela morresse e a deixa-se rica. Ele também revela que foi Ivana quem matou Benita, atirando-a a pela sacada. Rodrigo se preocupa ao se dar conta que Valentina tem febre. Leonor trata de convencer José Miguel para que ele siga com seus planos de voltar para a capital, mas ele diz que não irá embora até que Valentina apareça, viva e sã, e se não for assim, ele nem faz mais questão de viver. Ivana diz a Leonor que quando se encontrarem, José Miguel e Rodrigo vão acabar se matando, que os dois não sairão vivos. Leonor diz a Ivana que apenas a suportou por sua suposta gravidez, mas que está certa que isso tudo foi uma invenção de sua mente doente e que se ela não sair imediatamente de sua casa, José Miguel ficará a par de tudo. Ivana responde que também lhe dirá umas verdades, inclusive que sua mãe foi amante de Rodrigo. Hipócrita, Ivana diz a José Miguel que o libera de todos os compromissos , diz que está voltando a fazenda “Os Caracóis”, e que seu amor por ele é tão grande que prefere vê-lo feliz, mesmo que distante dela. Rodrigo confessa a Valentina que assassinou Frederico. Alonso e José Miguel estão a ponto de encontrar o esconderijo onde Rodrigo está com Valentina.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 16 de agosto (Sexta)

 

Ivana se tranquiliza ao saber a versão oficial sobre a morte de Benita. Hipócrita, Ivana chora compulsivamente diante do cadáver de Benita. Gabriela diz a Horácio que não acredita nas lágrimas de Ivana, já que sempre tratou Benita muito mal. Horácio responde que a morte de Benita não interessaria a Ivana, já que a única coisa que ela quer é ficar com José Miguel e tirar tudo o que é de Valentina. Alonso aplaude a “atuação” de Ivana e diz que ela merece um prêmio por tão fantástica representação. Ela ainda diz que também não permitirá que ela faça mal algum a Valentina. Rodrigo chega ao velório de Benita com uma coroa de flores e diz a Valentina que está as suas ordens. Valentina pede que Rodrigo se vá para sempre ou lamentará. José repete para que Rodrigo se vá. Rodrigo diz que eles acabaram de declarar guerra, então que de agora em diante que se atentem as consequências. Leonor diz a Ivana que se quer mesmo seguir vivendo em sua casa, terá que pagar uma mensalidade para ajudar nas despesas. Ivana responde que só irá quando tiver vontade. Valentina reúne todos os membros de sua família para desculpar-se pelo período em que os tratou mal. Ela pede a Isabel que lembre Ivana que sempre terá um lugar em sua casa, inclusive seu bebê, e que José será bem-vindo como pai de seu sobrinho. Valentina diz a Ernesto que suspeita que Rodrigo assassinou Benita e pede a Filadelfo que o investigue. Leonor, ao ver Ivana dançando, diz que ela recuperou muito rápido a morte da mulher que a criou. Leonor diz que Ivana deveria mesmo amar muito Benita. Ela responde que elas discutiam muito, mas se amavam. Valentina procura por Ivana. Leonor, furiosa, a insulta. Ivana diz que a prima está em frente a uma mulher ciumenta e invejosa, já que a até então respeitável Leonor foi amante de Rodrigo Gavilan.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 15 de agosto (Quinta)

 

Leonor diz a José Miguel que já cumpriram seu dever social em assistir ao casamento de Sandra e Felipe, portanto devem voltar para a fazenda, já que Ivana ficou sozinha e não estava se sentindo bem. José responde que ele também irá a recepção que os noivos vão oferecer e que, se Leonor quer ir embora, pedirá para João levá-la. Leonor diz a José que ele sempre procura por desculpas para estar perto de Valentina. Maria da Luz e Cristina encontram o corpo de Benita sem vida. Rodrigo diz a Alonso que não entende porque ele ainda está no povoado e pergunta se ele deseja ser expulso a balas. Valentina se surpreende ao escutar José Miguel dizer que Benita morreu. Felipe diz ao delegado que Benita morreu devido a um forte golpe que recebeu na cabeça, que deve ter caído devido a umas tonturas das quais estava se queixando. O delegado responde que então não houve homicídio. Leonor recrimina José Miguel por ter passado o dia todo com Valentina e diz que Ivana suspeita que eles têm se visto às escondidas. Ela alerta e que se Ivana perder o filho, ele será o único culpado. José Miguel diz a Leonor que Benita morreu e a adverte que estará com Valentina nesse momento difícil. Leonor responde que se fosse uma pessoa da família poderia entender a dor de Valentina, mas que Benita era apenas uma empregada. José diz que Benita foi a mulher que dedicou sua vida a cuidar de Valentina e Ivana. Leonor e José Miguel chegam ao velório de Benita.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 14 de agosto (Quarta)

 

Valentina fica feliz ao ver sua tia livre. Ivana, furiosa, diz a Leonor que está com vontade de matar Valentina, já que ela prometeu deixar José Miguel em paz e não cumpriu. O delegado Toledo diz a Ivana que sua mãe está livre. Ela se surpreende, mas apenas finge alegria, Toledo diz que as investigações vão seguir até que encontrem o assassino. Enriqueta diz a Felipe que se pensa que o aceitou, se equivoca. Ela diz que imagina que o casamento não vai durar nada, pois Sandra não está acostumada com a mediocridade. Felipe diz que daria muito gosto a ele e a Sandra que ela estivesse presente no casamento. Sandra pergunta a Felipe o que Enriqueta disse. Ele responde que ela assegurou que estará presente no casamento deles. Ivana, furiosa, repudia o fato de sua mãe estar livre, pois desta forma ela estará em perigo de ser descoberta. Ivana diz a José Miguel que está feliz por Isabel estar livre. Ele diz que vai convidá-la para jantar. Ivana responde que é melhor não fazê-lo, pois está grávida e em uma situação difícil, além de ter muitas coisas para fazer e não poder se expor demais na gravidez. Isabel, chorando, diz a Benita que estar livre é uma maldição, pois agora logo descobrirão que Ivana foi quem matou Oscar, e ela não poderá evitar que a detenham. Ivana, furiosa, diz a sua mãe que se a prenderem, ela será a responsável. Isabel a diz que se manteve em silêncio, e não tem culpa que a libertaram. Ivana tem alucinações em frente a Benita e acredita estar falando com Oscar. Com isso, acaba confessando que o matou, e que não está grávida. Após essa confissão ela tenta saltar pela janela, mas Benita a impede. Ivana tem uma forte crise e, completamente fora de si, atira Benita pela janela. Benita morre instantaneamente. Rodrigo presencia a cena.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 13 de agosto (Terça)

 

Leonor pergunta a Ivana quem matou Oscar. Valentina diz a José Miguel que se ficar comprovado que Filadelfo mente, o demitirá da fazenda Os Caracóis, mas que ele deve deixar que as autoridades façam justiça. Ela o faz jurar que não enfrentará Rodrigo. José Miguel diz a Valentina que a ama, e nunca será capaz de sentir algo parecido por Ivana, porque seu amor pertence só a ela. Eles se beijam. Filadelfo diz a Rodrigo que não conseguirá sustentar por muito tempo sua mentira. Rodrigo o ameaça com um revólver e diz que ele seguirá o encobrindo, do contrário morrerá. José diz a Valentina que não tolera ver Alonso perto dela. Valentina, chorando, diz que Alonso só foi passar uns dias com seu filho na fazenda e que o único homem que ama é ele, José Miguel. Valentina diz a Filadelfo que ele continuará trabalhando em Os Caracóis desde que consiga comprovar que não é aliado de Rodrigo. Alonso diz a Ivana de suas visitas ao delegado Toledo e que ela nem precisa tentar negar porque engana a todos, mas a ele não. Alonso ainda afirma que é inacreditável que ela faça isso tendo em vista que Valentina está renunciando seu grande amor em favor dela e de seu filho. José diz a Alonso que como não pode conquistar Valentina no passado, agora quer se contentar em ser seu amante. Ivana diz a José que ele é livre para fazer o que tiver vontade. Valentina vai comer com Alonso e Santiaguinho e diz a Alonso que não consegue esquecer José Miguel.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 12 de agosto (Segunda)

 

José Miguel adverte Rodrigo que ele pagará a morte de seu pai. Rodrigo responde que não tem nada a ver com essa morte e ameaça José com um revolver. Eles discutem e se agridem. Neste momento chegam o delegado e Sabino, que conseguem separar a briga. O delegado Toledo diz a Rodrigo que, por seu bem, é melhor que não se meta com José Miguel. Rodrigo responde que é um homem de paz e não deseja ter problemas com a lei. Alonso chega com Santiaguinho à fazenda Os Caracóis e o apresenta a Valentina. Ele a diz que se trata de seu filho, e que ele estava impaciente por conhecê-la. Gabriela diz a Alonso que seu filho é uma criança muito educada. Alonso responde que isso é mérito da mãe do garoto. Gabriela diz a Alonso que seria de mal tom levar o garoto apenas para abrandar o coração de Valentina. Ele diz que seria incapaz de fazer isso. Alonso garante que desta vez irá lutar pelo amor de Valentina de maneira limpa, que José cometeu um grande erro ao engravidar Ivana, e que isso aumentou suas chances. Alonso diz a Gabriela que Ivana tem se encontrado com Toledo as escondidas, e que certamente está usando suas armas de sedução, e que contará isso a Valentina. Gabriela pede para que ele não o faça até que possam comprovar essas andanças de Ivana. Toledo diz a Valentina que na declaração de Isabel há muitas inconsistências, assim que voltará a interrogá-la, e que é bem provável que acabe em liberdade. Valentina aliviada diz que isso irá tranquilizar muito Ivana, e a garantirá uma gravidez mais sossegada. José Miguel tenta fazer com que Filadelfo diga se Rodrigo foi quem incendiou a cabana de Sabino, onde morreu Frederico. Toledo diz a Leonor e Ivana que é muito provável que Isabel fique em liberdade.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 09 de agosto (Sexta)

 

Isabel diz a Ivana que quando esteve com ela na fazenda “Montesinos”, ela começou a falar com Oscar com se ele estivesse vivo, e repetia que já o havia matado, Ivana responde que isso é mentira, e que não teve alucinações, pois não está louca, muito pelo contrário, que jamais esteve tão lúcida, e sua única aflição é ser filha de uma assassina, mas que seu bebê jamais saberá da situação de sua avó. Valentina se surpreende ao saber que a processadora rejeitou seu leite sem nenhuma explicação. Rodrigo diz a seu representante que Valentina terá uma surpresa quando descobrir quem é o novo dono da processadora, e que seguirá recusando o produto da moça até que ela se renda a ele. Valentina diz a Sabino que não entende porque a processadora recusou seu produto, e pede que ele averigue quem é esse novo dono do local, após isso ainda ordena a Sabino que distribua o leite dentre os moradores do povoado para que ele não se perca. Isabel sustenta diante de Valentina que assassinou Oscar e a conta como supostamente o fez, Valentina a contesta e diz que sabe que a tia jamais seria capaz de tamanha atrocidade e que fará até o impossível para tirar lá da cadeia. Alonso, para salvar Isabel, diz ao Delegado que foi ele quem matou Oscar, e assim não é justo que Isabel continue pagando por um crime que não cometeu. Isabel diz a Felipe que Ivana está perdendo a razão, e pede a ele que procure um tratamento para a filha. Felipe diz a Isabel que Ivana é muito hábil na arte de enganar, e que não considera justa a sua atitude, mesmo que Ivana esteja esperando um filho. Isabel suplica para que Felipe não entregue Ivana a polícia. Valentina agradece a Alonso por sua nobreza mas o diz que não aceitará que ele pague por um crime que não cometeu, Alonso reitera que Ivana pode ser a verdadeira assassina mas que não tem provas que o garanta isso perante as autoridades. Valentina responde que sua prima cometeu muitos erros, mas que não acredita que ela seja uma assassina, e muito menos que sendo, permitisse que Isabel pagasse por seu delito. Rodrigo se apresenta diante de Valentina e a diz que ficou sabendo do caso de Isabel, e esta as suas ordens.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 08 de agosto (Quinta)

 

Isabel diz ao Delegado Toledo que foi ela quem matou Oscar Almeida. José Miguel pergunta quem é Oscar e Valentina o diz que era um sócio de Alonso, que teve um romance com Ivana, e que alguém o matou, mas tem absoluta certeza que não foi sua tia. Isabel declara que Ivana foi vítima de Alonso e de Oscar, dois homens sem escrúpulos, e que matou Oscar para livrar sua filha dele. Valentina chega a delegacia exigindo ver sua tia, o Delegado diz que isso será impossível até que terminem de interrogá-la. José Miguel procura tranquilizar Valentina, dizendo a que estará a seu lado até que consigam libertar Isabel. Isabel sustenta perante Ernesto e Valentina que ela assassinou Oscar, Valentina a abraça e o Delegado Toledo tenta separa-las para prender Isabel, José Miguel pede ao Delegado que permita que Valentina fique um tempo com sua tia, ele responde que as autoridades estão fazendo o seu trabalho e naquele momento Isabel precisa ser detida. O Delegado informa Ernesto e Valentina que Isabel será transferida para uma prisão feminina em 48 horas. Alonso se apresenta na casa de Valentina garantindo que Isabel não é culpada pela morte de Oscar, pois sabe quem o matou, José Miguel o questiona e ele responde que não pode fazer acusações abertamente sem ter as devidas provas. Cristina chorando incrimina Rodrigo por ter abusado de sua filha, e o ameaça de morte, Rodrigo tenta a estrangular, justamente nesse momento chega Filadelfo e salva Cristina de morrer nas mãos de Rodrigo. Isabel confessa ao Padre Ventura ter assumido a culpa para proteger Ivana, por que ela vai ser mãe e não deseja que seu neto nasça na prisão.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 07 de agosto (Quarta)

 

Ivana diz a Leonor que José Miguel denunciou Rodrigo e ele foi preso, e que Alonso está no povoado disposto a reconquistar Valentina. Leonor responde que lamenta desanimá-la, mas que a única coisa que a presença de Alonso vai conseguir é causar ciúmes em José Miguel. Enriqueta toma a liberdade de comprar móveis para a casa de Sandra, e Felipe, furioso, manda que retirem tudo. Isabel vai visitar Ivana para lhe perguntar como foi o interrogatório, e oferecer seu apoio, mas fica impactada quando vê Ivana ter alucinações e acaba confessando que matou Oscar Almeida. Ivana rapidamente se recupera e nega a mãe que tenha cometido o crime, e manda Isabel embora. Felipe se desculpa com Sandra por sua atitude, a diz que ela merece tudo, mas que no momento ele não pode proporcionar melhores condições de vida a ela. Sandra diz a Felipe que o nota muito estranho e que sabe que ele tem mentido, pergunta depois o que está acontecendo, e ele responde que no momento, não pode dizer, mas pede que ela confie nele. José Miguel e Valentina se encontram na cabana e se abraçam apaixonados. José Miguel a diz que vive atormentado pelos ciúmes, Valentina o responde que ele a faz muita falta, e pede para que se esqueçam do mundo, eles se beijam. Gabriela chega angustiada a cabana e diz a Valentina e José Miguel que Isabel se declarou culpada da morte de Oscar Almeida, e foi presa.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 06 de agosto (Terça)

 

José Miguel exige de Rodrigo provas de que realmente é o novo dono das terras da fazenda Montesinos. Um senhor se apresenta como representante legal de Rodrigo e mostra as escritas da fazenda. Rodrigo o diz que ficará com as terras e também com Valentina e pede a José que desapareça da fazenda antes que ele o expulse a balas. Isabel diz a Valentina que Ivana não merece o sacrifício que ela está fazendo ao renunciar o homem que ama. Por fim, ela pede perdão a Valentina por ter se calado sobre a relação de Ivana com Alonso. Enriqueta, por uma ideia de Leonor, faz Felipe acreditar que enfim aceitou seu casamento com Sandra. Amparo sugere a Felipe que não confie muito em Enriqueta, pois a conhece há muito tempo e ela sempre foi uma pessoa deslumbrada e má. José Miguel diz a Moises que Rodrigo foi quem comprou suas terras. Maria da Luz diz a sua mãe que precisam levar a roupa de Rodrigo para o delegado. Cristina responde que o melhor é esquecer esse assunto. Maria, chorando, reclama com a mãe que Rodrigo fez muito mal as duas, e confessa que ele a violou. Ivana pede perdão a Valentina por tê-la roubado. Ela também pede ajuda para que José Miguel não deixe seu filho sem um pai. Valentina deixa claro que se não houvesse esse bebê, lutaria pelo amor de José. Mas como respeita os valores familiares, deixará seu caminho livre. Rodrigo adverte Leonor que não dará a José Miguel nem uma única gota da água de seu lago.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 05 de agosto (Segunda)

 

Cristina exige que Rodrigo a diga se ele anda com outra mulher. Ele responde que ela é muito pouca coisa pra ele, que ela é vulgar e ele, como um homem rico, pode ter ao seu lado a mulher que quiser. No entanto, ele diz que não deixará Cristina totalmente, já que ela poderá ir sempre a sua casa, lavar sua roupa e cuidar da limpeza. José Miguel diz a Valentina que tem certeza que o filho que Ivana está esperando não é dele, já que nunca tiveram relações. Valentina responde que ele deveria se casar com Ivana. José Miguel diz que não saberia o que fazer com todo amor que sente por ela. Valentina e José se abraçam. José Miguel, furioso, diz a Ivana que ela transformou sua vida em um inferno. Ivana diz que ela não desejava ter um bebê, mas aconteceu e esse será um laço que os unirá para sempre. Cristina, chorando, diz a Amparo que Rodrigo a humilhou e que não tem provas de que ele matou Lázaro. Valentina recebe flores de Rodrigo e pede a Maria da Luz que as retire imediatamente de sua casa. José Miguel se surpreende ao saber que o novo dono de suas terras é Rodrigo.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 02 de agosto (Sexta)

 

Valentina diz que, apesar do susto que levou, está certa que Rodrigo não lhe faria mal. Valentina, chorando, pede perdão a José Miguel por ter queimado sua cabana. Ela garante que não teve nada a ver com a morte de Frederico. José Miguel diz que sempre soube que ela não tinha ligação com esse crime. Eles se beijam. Rodrigo observa a cena, furioso, e pensa em matá-los. Filadelfo o impede. José Miguel diz a Valentina que ela é o amor de sua vida. Ela pede que José a diga o que Ivana significa para ele e a conte tudo que aconteceu entre eles. José diz que estava na cidade a procura de Célia, quando Ivana chegou dizendo que ficaria na casa de Valentina na capital. Como as chaves foram trocadas, e ela não pode entrar, ele permitiu que Ivana dormisse no sofá de sua casa. José afirma que ele e Ivana não são nem amigos e que ela aliou se a Leonor para separá-los. José Miguel diz a Leonor que se casará com Valentina. Brenda diz a Alonso que vai ser operada e tem medo que Santiaguinho acabe ficando sozinho. Alonso diz a Brenda que hoje a considera uma boa amiga e confidente, que aprendeu a valorizá-la e que agradece muito por ela ser uma excelente mãe para Santiaguinho. Brenda, chorando, diz que tem muito medo de morrer. Não por ela, mas pelo menino, pois a angustia pensar que o menino pode parar em um orfanato. Alonso a abraça e diz que tudo sairá bem. Sabino aceita trabalhar com Valentina com a condição de que não precise morar na fazenda “Os Caracóis”. Alonso leva Brenda e Santiaguinho para passear e eles acabam tendo um dia inesquecível. Valentina e José Miguel constroem uma cabana com a esperança de que Jesus saia do coma. Timóteo pede a Maria da Luz que não o faça sofrer e aceite ser sua noiva. Maria responde que nunca se casará, pois deseja ser freira. Enriqueta descobre que Felipe e Sandra planejam se casar e pergunta a Moises se ele estava sabendo desse disparate. Moises responde que já sabia, e não disse nada pois sabia como ela iria reagir. Ele pede que ela deixe Sandra ser feliz e que aceite a relação da filha, pois é muito triste ver mãe e filha brigadas.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 01 de agosto (Quinta)

 

Alonso diz a Brenda que hoje a considera uma boa amiga e confidente, que aprendeu a valorizá-la e que agradece muito por ela ser uma excelente mãe para Santiaguinho. Brenda, chorando, diz que tem muito medo de morrer. Não por ela, mas pelo menino, pois a angustia pensar que o menino pode parar em um orfanato. Alonso a abraça e diz que tudo sairá bem. Sabino aceita trabalhar com Valentina com a condição de que não precise morar na fazenda “Os Caracóis”. Alonso leva Brenda e Santiaguinho para passear e eles acabam tendo um dia inesquecível. Valentina e José Miguel constroem uma cabana com a esperança de que Jesus saia do coma. Timóteo pede a Maria da Luz que não o faça sofrer e aceite ser sua noiva. Maria responde que nunca se casará, pois deseja ser freira. Enriqueta descobre que Felipe e Sandra planejam se casar e pergunta a Moises se ele estava sabendo desse disparate. Moises responde que já sabia, e não disse nada pois sabia como ela iria reagir. Ele pede que ela deixe Sandra ser feliz e que aceite a relação da filha, pois é muito triste ver mãe e filha brigadas. Enriqueta diz a Sandra que se ela jamais apoiará ou irá a igreja caso ela se case com Felipe. Leonor se insinua para Rodrigo, dizendo que ele sempre foi especial para ela e lembrando dos momentos felizes que passaram juntos. Leonor ainda diz que Frederico foi um bom homem, mas que jamais o amou e, agora que ele está morto, o caminho entre ela e Rodrigo voltou a estar livre. Rodrigo a rejeita diz que precisa de uma mulher especifica e Leonor pertence ao passado. Ivana escuta tudo atrás da porta. Leonor diz a Ivana que sua casa não é um hotel e pede que ela saia de uma vez por todas de sua vista. Ivana responde que sabe de muitas coisas sobre Leonor, por isso só irá embora quando quiser.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 31 de julho (Quarta)

 

José Miguel diz a Sabino que a maldade de Leonor não tem limites, pois ela voltou a buscar Celia para separá-lo para sempre de Valentina. Sabino diz que Valentina não era mesmo mulher para José Miguel, ainda que toda a preocupação dela com Jesus tenha feito ele ter uma impressão um pouco diferente dela. Valentina conta a Gabriela sobre seu encontro com Rodrigo. Gabriela diz a Valentina que ela deveria contratar alguém para cuidar da fazenda, menos Rodrigo. Valentina diz que, apesar do susto que levou, está certa que Rodrigo não lhe faria mal. Valentina, chorando, pede perdão a José Miguel por ter queimado sua cabana. Ela garante que não teve nada a ver com a morte de Frederico. José Miguel diz que sempre soube que ela não tinha ligação com esse crime. Eles se beijam. Rodrigo observa a cena, furioso, e pensa em matá-los. Filadelfo o impede. José Miguel diz a Valentina que ela é o amor de sua vida. Ela pede que José a diga o que Ivana significa para ele e a conte tudo que aconteceu entre eles. José diz que estava na cidade a procura de Célia, quando Ivana chegou dizendo que ficaria na casa de Valentina na capital. Como as chaves foram trocadas, e ela não pode entrar, ele permitiu que Ivana dormisse no sofá de sua casa. José afirma que ele e Ivana não são nem amigos e que ela aliou se a Leonor para separá-los. José Miguel diz a Leonor que se casará com Valentina. Brenda diz a Alonso que vai ser operada e tem medo que Santiaguinho acabe ficando sozinho.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 30 de julho (Terça)

 

Rodrigo vê Ivana chorando e a diz que José não merece suas lágrimas. Ela responde que seria capaz de se matar por José Miguel, se fosse preciso. Valentina e José Miguel se encontram. José diz a Valentina que Jesus precisa deles, e seria muito bom para o menino se ele soubesse que estão juntos novamente. Ivana diz a Leonor que está esperando um filho de José Miguel e irá dizer isso em alto e bom som a José, de preferência em frente a Valentina. Leonor pede que ela se contenha e não diga nada até que os resultados dos exames comprovem o seu real estado. José Miguel diz a Ivana que sabe dos tratos que ela e sua mãe tiveram a fim de separá-lo de Valentina e exige que ela saia de sua fazenda. Leonor aparece e diz que aquela também é sua casa, e Ivana é bem-vinda. José diz que ele irá embora. Leonor autoriza José Miguel a vender sua parte na fazenda. José Miguel pede a Moisés que ofereça suas terras a seus clientes. Leonor se enfurece ao saber que Ivana foi para a cidade. Brenda pede a Alonso que se encarregue de Santiaguinho enquanto ela estiver hospitalizada. Alonso aceita, mas diz que sua prioridade é reconquistar Valentina, pois a ama. Felipe diz a Valentina e José Miguel que a tomografia que tiraram de Jesus não apontou nenhum dano cerebral, por isso seu estado de coma é indecifrável. Eles devem agora esperar por um milagre, pois só isso salvaria Jesus. Filadelfo diz a Rodrigo que preferiu renunciar seu cargo de capataz antes que Valentina o mandasse embora. Ele sugere que Rodrigo fale com Valentina para voltar a fazenda “Os Caracóis”. Rodrigo diz que está trabalhando na fazenda “Montesinos”. Filadelfo diz que não acredita que Leonor o pague mais do que Valentina poderia lhe oferecer. Rodrigo afirma não está lá por um salário, mas que tem outros planos. Valentina, chorando, diz a Jesus que não queria queimar a cabana, mas o ódio por José Miguel a cegou e fez esquecer que a cabana também era do menino. Ela lhe pede perdão e diz que assim que ele se recuperar voltará a construir a cabana. Leonor pensa em voz alta que conseguirá que José Miguel venda a fazenda, as terras, e volte a cidade. Rodrigo escuta e diz que se essas terras fossem suas não as venderia. Leonor responde que José Miguel também não queria se desfazer de suas terras, mas que se seguir com eles a fazenda se tornará um local abandonado. Alonso recebe uma citação do delegado Toledo para outra declaração sobre a morte de Oscar. Brenda pergunta se ele teve algum envolvimento nesse caso. Alonso responde que tem muitos defeitos, mas que nunca matou ninguém. Valentina se surpreende ao ver Rodrigo em sua frente.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 29 de julho (Segunda)

 

Ela afirma que está sofrendo de um problema cardíaco e precisará de vários exames, talvez até de uma operação. Ela ressalta que nem ela nem o filho vão invadir seu espaço, mas ele é a única pessoa a quem eles podem recorrer. Alonso aceita recebê-los. Leonor diz a Rodrigo que aceita que ele seja o capataz de sua fazenda, mas com a condição de que a transforme na fazenda mais próspera de toda região, não importam os meios que use para fazer isso, e que não toque em José. Alonso fica tocado quando Santiaguinho o diz que ele se esqueceu de lhe dar um beijo de boa noite e o chama de papai. Leonor diz a Ivana que precisa passar por um médico para confirmar sua gravidez antes de dizer a novidade a José Miguel. Leonor diz que Felipe poderia fazer esse exame, mas Ivana responde que não, pois ele está apaixonado por ela. Benita diz a Valentina que Timóteo lhe contou que Ivana está passeando pelo povoado desde o dia anterior. Horácio diz a Gabriela que foi para desejar lhe sorte em seu primeiro dia de aula. Ele leva picolés para as crianças e um presente para ela. José Miguel chega a fazenda e se surpreende ao ver Rodrigo. Ele fica em choque quando descobre que Rodrigo é seu novo capataz. Furioso, José Miguel diz a Rodrigo que nem como brincadeira aceitaria que ele fosse capataz de sua fazenda e exige que vá embora. Rodrigo afirma que quem o contratou foi Leonor, por isso só aceitará ordens dela. Filadelfo pede a Valentina que retorne a seu antigo posto na fazenda, já que não se sente preparado para o posto de capataz. José Miguel recrimina sua mãe por ter contratado Rodrigo, seu pior inimigo, e que seria capaz até de demitir João e Teresa justo agora que estão com um filho em coma no hospital. Ivana diz a Rodrigo que soube que Valentina o demitiu e que agora trabalhará com os Montesinos. Rodrigo responde que Ivana também trabalha para os Montesinos. Ivana o corrige, dizendo que ela em breve será a dona. Rodrigo afirma que a única dona é e sempre será Valentina. Brenda diz a sua mãe que Santiaguinho está feliz em conhecer seu pai e espera que Alonso chegue algum dia a amar seu filho. Horácio pede perdão a Gabriela por tê-la deixado plantada e pede outra oportunidade para começarem de novo. Gabriela responde que enquanto eles começam a tentar uma relação, Ivana estaria tranquila, pois saberia que bastaria um sinal com os dedos para que Horácio voltasse correndo pra ela. Horácio responde que Ivana já não mais o interessa.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 26 de julho (Sexta)

 

Célia fala que não tem urgência no dinheiro. O delegado Toledo diz a Alonso que foi aberta uma nova linha de investigação e espera que agora, enfim, consiga uma pista concreta do assassino de Oscar. Alonso responde que talvez tenha sido uma assassina, e não um homem, e diz que Oscar deveria ter uma amante, e o delegado deveria investigar Ivana Dorantes. O advogado diz que eles chegaram a chamar Ivana Dorantes para depor, mas ela foi viver na Noruega. Alonso então afirma que isso é uma grande mentira, pois ela na verdade vive na fazenda “Os Caracóis”, com Valentina e Isabel. José Miguel diz a Leonor que Célia o contou tudo, inclusive que ela pagou para que o expulsassem do seminário e para destruir sua relação com Valentina. Leonor tenta convencê-lo de que isso não é verdade, mas José afirma que já perdeu a confiança na mãe. Leonor, furiosa, diz a Ivana que a mandou a capital para evitar um encontro entre José e Célia, mas tudo foi inútil, pois o José Miguel já sabe de tudo.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 25 de julho (Quinta)

 

Felipe diz a Maria da Luz que, segundo análises feita com a roupa de Rodrigo, existem amostras de sangue humano no tecido. Célia conta a José Miguel que Leonor a pagou para que ela destruísse sua carreira no seminário mentisse ter um filho dele perante Valentina. Ela afirma que Ivana a deu um relógio como pagamento por outro favor prestado. Felipe informa aos pais de Jesus que o menino entrou em coma e, infelizmente, não pode prever por quanto tempo o garoto permanecerá assim. Valentina pede a Felipe que não meça esforços e não poupe dinheiro para fazer tudo o que for possível por Jesus. Felipe pede a Valentina que informe a José Miguel o ocorrido com Jesus. Leonor fica zangada ao ver Ivana chegar sem José Miguel, e imediatamente a pergunta se ela foi capaz de impedir um encontro entre seu filho e Célia, Ivana responde que não, mas que voltou, pois descobriu estar grávida. José Miguel pede a Célia que o venda seu relógio, e fala que assim que vender sua casa, a paga.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 24 de julho (Quarta)

 

Valentina procura Alonso e o diz que ele mentiu o tempo todo. Ele confirma e diz tê-lo feito apenas para ter mais tempo para reconquistar Valentina e provar que mudou. Valentina diz que o que ele queria era seguir roubando. Ele responde que ela deve ter cuidado com Ivana, pois ela é sua pior inimiga. Rodrigo pede a Leonor um posto em sua fazenda, argumentando que se ela o ajudar, terá nele seu maior aliado contra Valentina.Ele garante que fará da fazenda “Montesinos” a mais próspera de toda região, enquanto a “Os Caracóis” vai definhar por ter um capataz sem nenhuma experiência. Leonor fica de pensar na proposta de Rodrigo. Valentina enfrenta os habitantes de São Pedro e os diz que são uns ignorantes por não aproveitarem a oportunidade de dar estudo a seus filhos, pois assim eles poderiam ter um futuro melhor. Valentina diz a Benita que Alonso a jurou que não roubou nada e que tem certeza que, dessa forma, quem roubou foi Ivana. Benita responde que talvez Alonso não esteja mentindo e realmente Ivana seja a ladra.Ivana diz a José Miguel que tudo que o disseram sobre seu passado é mentira e que sabe de onde esses rumores saíram. José Miguel, furioso, responde que Ivana não precisa subestima-lo, que ele por si só sabe o que é verdade e o que não é.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 23 de julho (Terça)

 

Rodrigo pede a Leonor um posto em sua fazenda, argumentando que se ela o ajudar, terá nele seu maior aliado contra Valentina. Ele garante que fará da fazenda “Montesinos” a mais próspera de toda região, enquanto a “Os Caracóis” vai definhar por ter um capataz sem nenhuma experiência.Leonor fica de pensar na proposta de Rodrigo. Valentina enfrenta os habitantes de São Pedro e os diz que são uns ignorantes por não aproveitarem a oportunidade de dar estudo a seus filhos, pois assim eles poderiam ter um futuro melhor. Valentina diz a Benita que Alonso a jurou que não roubou nada e que tem certeza que, dessa forma, quem roubou foi Ivana. Benita responde que talvez Alonso não esteja mentindo e realmente Ivana seja a ladra. Ivana diz a José Miguel que tudo que o disseram sobre seu passado é mentira e que sabe de onde esses rumores saíram. José Miguel, furioso, responde que Ivana não precisa subestima-lo, que ele por si só sabe o que é verdade e o que não é.Felipe diz a Maria da Luz que, segundo análises feita com a roupa de Rodrigo, existem amostras de sangue humano no tecido. Célia conta a José Miguel que Leonor a pagou para que ela destruísse sua carreira no seminário mentisse ter um filho dele perante Valentina. Ela afirma que Ivana a deu um relógio como pagamento por outro favor prestado.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 22 de julho (Segunda)

 

Célia diz a José Miguel que não tem nada contra ele, que tudo o que fez foi em troca de dinheiro, e que só deseja ir pra longe, onde ninguém conheça o seu passado. Para isso ela precisa de mais dinheiro, pois ela não conseguiu vender o relógio que lhe foi dado por Ivana. Maria da Luz devolve a roupa de Rodrigo a Cristina e diz que está comprovado que o sangue presente na roupa é humano, e não de um cavalo como a fazia acreditar Rodrigo. Maria diz a Cristina que irá ela mesma denunciar Rodrigo para o delegado. Rodrigo continua a fazer Cristina acreditar que se casará com ela porque a ama e que gosta de Maria da Luz como se fosse sua própria filha. Felipe diz a Sandra que quer se casar com ela porque gosta de sua companhia e a quer junto dele para o resto da vida, que juntos passarão privações, mas que ele a compensará com amor. Sandra diz que o amor de Felipe a fez mudar e que sabe que um casamento é feito e mantido a dois, por isso se empenhará muito para que dê tudo certo. Jesus sobe no telhado da cabana, acaba caindo e fica inconsciente. Teresinha o vê e corre contar para sua mãe, dizendo que Jesus caiu e está morto. Sandra diz a Moises sobre sua decisão de se casar com Felipe e pede ao pai que não conte nada a Enriqueta antes do casamento. Valentina descobre o acidente de Jesus e corre com ele ao centro de saúde. Teresa a abraça chorando e Valentina a consola, assegurando que fará tudo o que seja possível para que Jesus fique bom. José Miguel pensa em tudo que disse a Ivana e que ela sempre fez tudo para culpar Valentina de suas desventuras. Ele se dá conta que ela sempre esteve mentindo e ele caiu como um patinho nessa rede de mentiras feita para separá-lo de Valentina.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 19 de julho (Sexta)

 

Leonor diz a Ivana que ela precisa ir atrás de José Miguel e assim evitar que ele venda a sua casa na capital, e principalmente, que consiga achar e falar com Célia. Sandra diz a Enriqueta que ela já pode se alegrar, pois não tem mais nada com Felipe. Ivana diz a sua mãe e a Valentina que José Miguel está na capital resolvendo assuntos importantes e a pediu que o seguisse alguns dias depois de ter ido. Ela afirma que eles ainda não marcaram a data do casamento, mas que talvez assim que regressem da capital, o façam. Ivana diz a Valentina que espera que ela aceite de bom grado o pedido de sua mão, que será feito por José Miguel, pois é melhor que aceite sua derrota. Cristina, furiosa, reclama com Maria da Luz por ter pego a roupa suja de sangue de Rodrigo, e a diz que se a filha ousar estragar sua felicidade, jamais a perdoará, pois ela confia em Rodrigo e precisa dele para ser feliz. Começam as propagandas da escola de Valentina e no povoado todo espalha se um rumor de que os pais que permitirem que seus filhos frequentem essa escola estarão arriscando as vidas das crianças. Timóteo ouve isso e diz que é pura bobagem. José Miguel se surpreende ao ver Ivana. Sorrindo, ela diz que quer demonstrar que ele conta com ela para tudo. José a pergunta aonde ela ficará hospedada. Ivana diz que ficará na casa de Valentina na capital, mas espera que possam se ver e jantar juntos. José Miguel diz que ligará para ela assim que ele se desocupe, mas que no momento não pode dar atenção. Rodrigo adverte Filadelfo que não quer mais vê-lo em sua casa. Sabino diz a Leonor que falará com José Miguel sobre tudo o que sabe. Leonor diz que ele pode dizer. Ele completa que poupará o assunto do romance de Leonor com Rodrigo, mas não por ela, mas por José Miguel.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 18 de julho (Quinta)

 

: Ivana se surpreende ao ver José Miguel com uma mala. Ele a diz que viajará para resolver alguns assuntos pessoais, inclusive problemas do passado, pois só assim poderá viver inteiramente seu presente e almejar um bom futuro. Enriqueta se queixa com Leonor que Sandra está muito rebelde desde que o Padre Ventura ameaçou casá-la com Felipe. Leonor sugere a Enriqueta que finja que aceita essa relação, pois os filhos têm a tendência de querer desafiar os pais. Sandra pede ao Padre Ventura que convença Felipe para que eles se casem o mais rápido possível. Rodrigo insiste para que Valentina o aceite novamente como capataz, argumentando que Filadelfo não tem experiência. Valentina o responde que ainda que a fazenda se desfaça aos pedaços, ele não volta mais a trabalhar nela. Valentina diz a Sabino que sabe que ele tem a pior opinião dela, e espera sinceramente que algum dia tudo possa se esclarecer. Depois, lhe dá dinheiro para a reconstrução de sua cabana. Gabriela pede a Horácio uma explicação por tê-la deixado plantada. Ele responde que não pode ir vê-la, pois estava deprimido pela rejeição de outra mulher. Gabriela diz que talvez esteja condenada a se interessar pelos homens que Ivana despreza. Ela diz que ainda que não tenha a beleza e a ousadia de Ivana, tem algo que a “rival” jamais terá: dignidade. Alonso confessa a Valentina que Brenda foi sua namorada, Santiaguinho é seu filho e que no dia de seu casamento com Valentina, ela ameaçou ir à igreja com o menino. Valentina o interrompe e diz que ter um filho não é nenhuma vergonha, e que o erro de Alonso foi, desde o princípio, não tê-la contado toda a verdade. Leonor diz a Ivana que precisam fazer algo urgente para obrigar José Miguel a voltar sem que tenha conversado com Célia. Elas pensam em culpar Valentina por algo grave. Teresa escuta e diz tudo a Sabino. Este adverte a Leonor que dirá a José Miguel o que ela está pensando fazer para obrigar a volta imediata de José Miguel.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 17 de julho (Quarta)

 

Valentina, ordena a que Benita queime a camisa e as fotos que guarda de José Miguel. Ela acaba se dando conta do desaparecimento do relógio que era de seu pai. Ivana, querendo causar intriga, diz a José Miguel que presenciou Rodrigo e Alonso aos socos por causa de Valentina, e que isso parece tê-la agradado muito. Ivana finaliza dizendo que assim são as mulheres ricas, diferentemente dela, que é só ternura em seu coração. Ernesto entrega o acerto de contas a Rodrigo e este, furioso, garante a Maria da Luz que o pagará, e que se ela dizer que foi violentada por ele, Cristina sofrerá um acidente. José Miguel descobre através de Moises que Célia esteve no povoado. Após isso ele exige uma explicação de Leonor, que se nega a dizer ao filho o que sabe. Ivana insiste em pedir a José Miguel que lhe dê uma oportunidade e aceite o seu amor. Alonso faz o mesmo com Valentina. Maria da Luz diz a Cristina que Valentina mandou Rodrigo embora por sua culpa, e que seguramente ele está procurando uma maneira de cobrar essa “dívida”. Ela diza mãe que a única maneira de evitar isso é entregar de uma vez a roupa suja de sangue ao delegado, pois Rodrigo nunca se arrependeu de nada. Cristina diz que ela sim acredita no arrependimento de Rodrigo, e que pensa seriamente em voltar com ele. Rodrigo se enfurece quando Filadelfo o diz que foi nomeado o novo capataz da fazenda pela própria Valentina. José Miguel diz a Horácio que irá atrás de Célia para que ela mesma o diga que foi fazer no povoado e a quem foi ver. Gabriela diz a Valentina que Horácio a deixou plantada, e que está cansada de ser colocada sempre em segundo plano, primeiramente por Felipe e agora por Horácio. Valentina a sugere que não confie nos homens, assim como ela faz. Gabriela então responde que o que aconteceu entre a amiga e José Miguel foi uma série de maus entendidos que ela nunca quis resolver, mas que está certa que José segue a amando. Valentina, irônica, diz que ele a ama tanto que irá se casar com Ivana.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 16 de julho (Terça)

 

Alonso insiste em esclarecer a Valentina os motivos que o “obrigaram” a deixá-la plantada no altar. Ele diz que foi por assuntos do passado que já foram resolvidos. Ele diz que falaria a José Miguel que entre ele e Valentina não há nada mas seu ciúme não permitiu. Ainda diz que quer lutar pelo amor de Valentina de forma limpa. Valentina furiosa diz que não existe a menor possibilidade entre eles, e que trate de se recuperar logo para ir embora de uma vez, pois seria ótimo nunca mais voltar a vê-lo. Rodrigo faz Cristina acreditar que é um homem mudado, a diz que todo o tempo que esteve longe dela, pode perceber o quanto a ama, e ela o faz falta, e completa pedindo que ela volte pra ele. Valentina percebe que está faltando dinheiro em seu cofre e pergunta a Benita e Maria da Luz se alguma delas foi quem pegou a quantia. Maria da Luz, assustada, responde que não pegou nada. Valentina diz que acredita pois confia nela e em Benita. Gabriela diz que está quase certa que foi Alonso quem pegou o dinheiro. Ivana diz a José Miguel que para esquecer Valentina deve passar a ignorar a moça e se dar conta que ela não é a única mulher que o faria feliz. José responde que Valentina é a única mulher a quem ama. Rodrigo sacode violentamente Maria da Luz e a adverte que caso siga se metendo em suas coisas, pode acontecer algo com ela. Valentina vê a cena e o despede, dizendo que tem motivos suficientes para fazê-lo, e que irá pagá-lo conforme a lei. Rodrigo diz que não o importa os processos legais, que só deseja estar ao lado dela, e que a ama. Valentina então responde que esse é outro motivo pelo qual ele deve ir embora de uma vez por todas. Sandra se zanga com Felipe por ele não desejar se casar. Ele responde que infelizmente ainda sente algo por Ivana. Felipe diz a Valentina que José Miguel e Ivana decidiram se casar.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 15 de julho (Segunda)

 

Alonso descobre que Ivana está roubando dinheiro de Valentina. Ela se surpreende ao ser descoberta e tenta seduzi-lo. Depois diz que vasculhava as coisas de Valentina em busca de uma peça de roupa. Alonso caçoa dizendo que não acredita que no cofre do quarto de Valentina, Ivana possa encontrar roupas, e afirma que ela está roubando dinheiro de Valentina para manter José Miguel. Ivana, astuta, diz que o que está fazendo é assegurar se que José e Valentina não se reconciliem, e isso também o interessa. Ivana entrega uma grande quantia em dinheiro para Célia junto a um valioso relógio do pai de Valentina. Ernesto diz a Valentina que descobriu que Rodrigo cobrava comissão de vários prestadores de serviço da fazenda “Os Caracóis”. Valentina é aconselhada a processá-lo, mas responde que tudo que deseja é que Rodrigo vá embora pra sempre de suas terras. Maria da Luz insiste com Cristina para que leve a roupa suja de sangue de Rodrigo para o delegado. Cristina responde que Rodrigo é muito perigoso e que se ele descobre da existência dessa roupa, pode lhe fazer muito mal. Felipe diz ao Padre que ainda não deseja se casar com Sandra por achar muito cedo para tomar tal decisão. Alonso diz a Valentina que se permitiu que ele ficasse em sua casa, é porque ainda sente algo por ele Neste momento José Miguel chega e diz que é claro que Valentina segue amando Alonso. Ele felicita Alonso e diz que nunca mais voltará a interferir na vida dele e de Valentina. Valentina tenta explicar, mas José Miguel não permite. Valentina então diz a Alonso que o odeia profundamente. Ivana diz a José Miguel que não quer machucá-lo e deseja muito estar a seu lado. José Miguel a diz que não a ama e nunca a amará.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 12 de julho (Sexta)

 

Ivana diz a Alonso que sua relação com ele era só por conveniência, pois agora conhece o verdadeiro amor nos braços de José Miguel. Alonso responde que não sabe o que as mulheres veem em José Miguel, que não passa de um pobre caipira. Jesus tropeça e Ivana o descobre. José Miguel diz a Sabino que o amor que sente por Valentina é a única coisa que dá sentido à sua vida. Ivana, fingindo ser amável, tenta convencer Jesus a não dizer nada sobre o que viu entre ela e Alonso, mas o menino não aceita. José Miguel pergunta a Gabriela se ela sabe o que Célia disse a Valentina, ela responde que em detalhes não sabe, mas que acredita que ela disse que o bebê que tinha nos braços era de José Miguel. Gabriela o questiona se isso é verdade, e José a diz que nunca teve nada sério com Célia. Gabriela então sugere que ele diga isso a Valentina. José a diz que Valentina já tem Rodrigo e Alonso. Gabriela diz a José que Valentina não tem nada com nenhum deles, e que mesmo negando, sabe que ela mantém um carinho muito especial por José Miguel. Enriqueta se finge de doente para fazer com que Sandra volte a morar com ela, mas Moises alerta a filha que Enriqueta só está fingindo. Valentina exige que Alonso saia do povoado o quanto antes. Ele a beija e José Miguel observa a cena. José se aproxima, lhe dá um soco. Valentina tenta explicar a situação a José, mas ele não permite e sai sem escutá-la. Valentina faz uma serenata a José Miguel, mas quem sai da casa é Ivana, que pede para ela ir embora de uma vez da fazenda e não voltar a incomodá-lo.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 11 de julho (Quinta)

 

Valentina reclama com Rodrigo por ele não ter cumprido suas ordens de derrubar a escola. Ele responde que muitas vezes a provou que não é nenhum inapto, e que foi Ernesto quem o proibiu de cumprir essa ordem da patroa. Ivana, furiosa, humilha Teresa dizendo a que ela jamais passará de uma empregada barata. Teresa então responde que prefere ser uma empregada honrada do que uma mulher de má fama. Ivana ameaça esbofeteá-la e Teresa a diz que um dia ainda fará com que José Miguel a expulse da Fazenda. Valentina diz a Ernesto que não contrarie suas ordens de demolir a escola. Ele responde que se não pelas crianças, Valentina devia pensar em sua tia, pois a escola está a mantendo muito ocupada e a ajudando a sair da depressão em que entrou após a morte de Frederico. Valentina aceita manter a escola, mas lembra Ernesto que ela não participará em nada do que ocorra lá. Maria da Luz diz a Felipe sobre suas suspeitas de que foi Rodrigo quem matou Lázaro. Eles combinam de levar a roupa de Rodrigo manchada de sangue que Cristina guardou e acredita ser sangue de Lázaro. Ivana, cínica, pede dinheiro a Felipe, e em troca diz que o pagará com o que ele quiser. José Miguel paga a dívida que Leonor contraiu com Valentina. Ela, furiosa, diz que aquilo não é tudo que ele a deve. José Miguel, furioso, reclama com Leonor que ela fez Valentina acreditar que ele só estava interessado em seu dinheiro. José exige que Leonor devolva o restante do dinheiro que falta. Ela responde que o dinheiro e bens que ela tem, são necessários para que mantenham seu estilo de vida. Ivana pede dinheiro a Isabel, e ela responde que se quiser dinheiro que vá trabalhar ou o peça a Leonor. Gabriela confirma a Sandra que Ivana teve relações com Alonso, mesmo sabendo que o mesmo era noivo de Valentina, e que ela o seduziu a ponto de que ele acabasse desistindo de Valentina no dia do casamento. Jesus flagra Ivana e Alonso de beijando.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 10 de julho (Quarta)

 

José Miguel tem um ataque de risos ao ver Valentina abrir a janela e expulsar Alonso e seus mariachis a tiros. Benita diz a Valentina que ela deu um bom susto em Alonso. Nádia, chorando, diz diante de uma foto de Oscar que ele quis indenizá-la com dinheiro por sua falta de afeto. Benita desmaia e Maria da Luz pensa que ela morreu. Valentina chega e pede a Benita que descanse enquanto Gabriela vai chamar Felipe. Sandra reclama com Felipe que ele a tem deixado só. Felipe responde que a viu conversando muito entusiasmada com Alonso. Sandra diz que não é verdade. Felipe diz a Sandra que Alonso não vale nada, pois tinha um caso com Ivana mesmo sendo comprometido com Valentina. José Miguel encontra Ivana em sua cama, disposta a seduzi-lo. Ele diz que não a ama e seria indigno ficar com ela e depois descartá-la. Ivana responde que não entende esse absurdo amor dele por Valentina, ainda mais sabendo que ela segue amando Alonso e logo voltará a ficar com ele. José Miguel responde que pode comprovar que Alonso não interessa a Valentina, já que o expulsou a bala de sua fazenda após uma serenata. Alonso tenta reconquistar Sandra. Após ser insultada, Sandra esbofeteia Alonso. Sabino discute com Leonor, já que ela se nega a permitir que façam autopsia nos gados que morreram, e diz que Frederico jamais permitiria essa atitude. Leonor exige que Sabino nunca mais cite Frederico. José Miguel pensa que Leonor, para proteger Rodrigo, está culpando Valentina pela “morte” de seu pai.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 09 de julho (Terça)

 

Rodrigo alerta Leonor que se ela não levar José Miguel pra longe ele poderá ir fazer companhia a Frederico. Gabriela diz a Valentina que não suporta Ivana e acredita que seu amor por José é pura farsa. Valentina diz acreditar ser sincero. Gabriela aconselha Valentina a lutar por José Miguel. Rodrigo diz a Filadelfo que Leonor é a mulher pela qual ele sempre esteve apaixonado. Filadelfo responde que Rodrigo sempre foi acostumado a pôr os olhos em mulheres que estão muito acima dele. Rodrigo responde que no caso de Leonor não foi assim, pois foi ela quem flertou com ele. Leonor diz a Ivana que ela precisa conquistar José Miguel logo, pois teme pela vida do filho caso ele esbarre com Rodrigo. Ivana pede a José Miguel uma oportunidade de demonstrar que pode fazê-lo feliz. José Miguel responde que ainda ama Valentina e jamais poderá corresponder o carinho de Ivana. Astuta, Ivana diz que saberá ser paciente, pois sabe que um dia ele a amará. Alonso diz a Valentina que está certo de que ela não pode esquecê-lo e a suplica que ela o escute. Valentina, furiosa, responde que ele é tão arrogante que não consegue pensar em nada além dele. Ela pede dignidade e que ele vá embora de uma vez por todas. Felipe se enfurece ao ver Alonso conversando com Sandra e o agride.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 08 de julho (Segunda)

 

– Valentina ordena a Rodrigo que não permita mais a entrada de Alonso em sua propriedade. Ernesto dá seus pêsames a José Miguel pela morte de Frederico, e o diz que apesar de tudo que acusam Valentina, ela não é a culpada da morte de seu pai, e completa dizendo que Valentina jamais seria capaz de matar alguém. José Miguel o diz que está muito confuso, que de um lado se recrimina por estar apaixonado por uma assassina, e por outro lado tem ciência de que Valentina jamais seria capaz de tamanha atrocidade. Ernesto aconselha José Miguel a lutar por Valentina, pois Alonso está de volta e disposto a reconquistá-la. Maria da Luz diz a Valentina que está certa que não foi seu cavalo quem matou Lázaro, mas alguém que o deu um golpe bem forte na cabeça. Valentina pede mais informações e Maria, assustada, se aquieta e não revela que o assassino é Rodrigo. Ivana procura Alonso para lhe dizer que é possível que Valentina o perdoe e que ela pode ajudá-lo nisso Alonso, duvidando das intenções de Ivana, pergunta o que ela quer em troca desse favor. Ivana responde que é um favor grátis, pois em troca disso já teria José Miguel totalmente livre para ela. Leonor diz a José Miguel que se ele não tivesse se metido com Valentina eles não teriam sofrido tantas desventuras. Leonor pede a Ivana que a diga quem estava perto da cabana incendiada, pois ela teme que Rodrigo também acabe matando José Miguel. José Miguel encontra Valentina no túmulo de Frederico e eles discutem. Ela então jura não voltar jamais àquele local. José Miguel responde que assim estaria bem melhor. Leonor acusa Rodrigo de ser o assassino de Frederico e o ameaça mandá-lo a cadeia. Rodrigo responde que isso não a convém, já que assim José Miguel acabaria sabendo que Leonor foi infiel a Frederico e relacionou se com outro homem por um bom tempo.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 05 de julho (Sexta)

 

Cristina diz a Maria da Luz que Rodrigo é um homem perigoso e que não irá denunciá-lo, pois ele se vingaria. Sandra diz a Felipe que ela e seu pai saíram da casa, deixando Enriqueta sozinha e deprimida. Felipe diz a Sandra que não quer destruir sua família. Se esse for o preço do amor da moça, ele prefere se afastar dela. O Padre Ventura trata de convencer Enriqueta de que sua atitude afastou a sua filha e seu marido, que Felipe é uma boa pessoa e não tem culpa nenhuma em tudo que está acontecendo com sua família. Valentina e José Miguel se encontram e ele diz que precisam resolver muitas coisas. Alonso chega e Valentina pergunta o que ele faz ali. Alonso responde que foi reconquistá-la e não sairá dali sem conseguir, ainda que ela esteja comprometida com José Miguel. Valentina responde que seu compromisso com José Miguel foi desfeito, mas que Alonso não se iluda achando que isso foi por ele. Alonso insulta José Miguel e eles brigam. Rodrigo chega e ameaça Alonso com um revolver, gritando para que ele saia imediatamente dali. Rodrigo mira José Miguel e o diz que ninguém tirará o prazer de acabar com sua vida. Porém, Rodrigo acaba desistindo e vai embora. José Miguel diz a Ivana que sua mãe está triste por sua ausência. Ela o responde que jamais perdoará a mãe por ter enganado Leonor, a quem muito estima. Alonso procura novamente por Valentina e ela ordena a Rodrigo que o tire imediatamente se sua propriedade faça com que nunca mais volte.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 04 de julho (Quinta)

 

Valentina adverte Alonso que se ele não sair imediatamente de sua casa, chamará seus capatazes para que o façam. Valentina diz a Benita que Alonso foi a fazenda pedir seu perdão, mas suspeita que a intenção verdadeira era comovê-la para que ela perdoasse sua dívida. Valentina pergunta a Ivana se alguém da fazenda disse a Alonso sobre o casamento que ocorreria entre ela e José Miguel. Benita responde que talvez Ivana ou Ernesto tenham comentado, ainda que sem querer. Gabriela diz a José Miguel que existe uma razão forte pela qual Valentina mudou drasticamente com ele. Ela conta que Célia se apresentou com uma criança nos braços e garantiu que era filho de José Miguel. José Miguel pergunta a Gabriela se foi por isso que Valentina ateou fogo na cabana de Sabino, sem se importar que seu pai estava dentro. Gabriela questiona se José realmente acha que Valentina seria capaz disso. Ivana diz a Leonor que se ela realmente amava Frederico, e sabe que foi Rodrigo quem incendiou a cabana e o matou, o porquê de não o denunciar. Leonor responde que ama seu marido, mas por amar mais a seu filho quer que ele continue acreditando que Valentina é a assassina de seu pai. Maria da Luz encontra a camisa de Rodrigo manchada de sangue. Cristina diz que o sangue certamente é de Lázaro, pois Rodrigo foi quem o matou. Maria da Luz diz que essa é a grande oportunidade da mãe de denunciar Rodrigo e assim cobrar todas as coisas que ele a fez. Ivana tenta fazer Leonor dizer porque não teve mais filhos. Leonor responde que Ivana não tem nenhum direito de se meter em seus assuntos pessoais. Rodrigo encontra Maria da Luz e Cristina e as adverte que andando sozinhas por aí pode acontecer alguma coisa de ruim com elas.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 03 de julho (Quarta)

 

Isabel se desculpa com Valentina por ter duvidado dela quanto a morte de Frederico. Valentina ordena a Rodrigo que contrate pessoas para derrubar a escola. José Miguel, furioso, diz a sua mãe que muitas vezes pediu a ela que jamais aceitasse dinheiro de Valentina mas, como ela não o ouviu, entregará a Valentina as escrituras da casa de Leonor na capital como pagamento pelo empréstimo. Leonor diz que jamais permitirá que ele dê a sua casa. Felipe diz a Moíses que tentou falar com Enriqueta, mas ela é impossível; Ele afirma que não quer que Sandra tenha problemas com sua mãe, mas não desistirá dela caso Enriqueta continue se opondo. José Miguel diz a Valentina que pagará até o último centavo da dívida pelo pagamento da hipoteca da fazenda Montesinos, e enquanto não puder fazer o pagamento, deixará com ela as escrituras da casa de Leonor como garantia. Moisés diz a Sandra que sua mãe está disposta a fazer o que precisar para evitar seu casamento com Felipe, mas ele não está de acordo com ela. Ivana insiste em convencer José Miguel de que Valentina segue apaixonada por Alonso. Alonso chega na fazenda Caracóis para pedir perdão a Valentina. Valentina responde que Alonso se superestima, pois talvez ela nunca estivesse assim tão apaixonada por ele e que deixa-lá no altar tenha sido um favor que ele fez. Alonso beija Valentina a força. Ela o esbofeteia.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 02 de julho (Terça)

 

O advogado diz a Valentina que quer lhe fazer algumas perguntas sobre a morte de Frederico. Ela responde que irá com ele a delegacia para colaborar com a resolução do caso. Rodrigo diz a Filadelfo que Valentina será dele. Filadelfo responde que seria melhor Rodrigo parar de sonhar tão alto, pois Valentina não é mulher para ele. João diz a José Miguel que Jesus o contou que viu Rodrigo circulando pelos arredores da fazenda e ameaçou de morte os pais do garoto caso ele contasse para alguém. Valentina diz ao delegado que utilizará todo seu poder para demonstrar sua inocência perante José Miguel. O Delegado diz a Valentina que Ivana foi a primeira a dizer lhe que Valentina provavelmente é a culpada pela morte de Frederico. Ivana diz a Rodrigo que Valentina é a principal suspeita da morte de Frederico, e que logo deverá ser presa. Ela diz que se descobrir que Rodrigo está ajudando Valentina, ela mesma se encarregará de esclarecer que o verdadeiro assassino é Rodrigo. Enriqueta, furiosa, adverte Felipe que caso ele volte a ver sua filha, espalhará boatos de que ele não é um bom médico. José Miguel vai a cabana incendiada. Valentina pensa em sair para cavalgar e acaba saindo de pijama. Rodrigo a segue e José Miguel, ao vê-los, se dá conta de que realmente Valentina e Rodrigo são amantes. Ivana se insinua a José Miguel. Ele fica tentado, mas recua. Moises diz a José Miguel que sua mãe pagou a hipoteca da fazenda graças a um empréstimo que Valentina fez.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 01 de julho (Segunda)

 

Sabino diz a José Miguel que Ivana o disse que escutou quando Valentina e Rodrigo combinavam a morte do gado de José Miguel, e que o anel encontrado por ele é a prova de que Valentina foi quem incendiou a cabana e provocou a morte de Frederico. José Miguel se nega a acreditar. José Miguel pede a Ivana que seja sincera e o diga a verdade. Ivana diz que, um dia antes do incêndio, viu Valentina e Frederico discutindo. Ainda que não saiba o motivo, devia ser algo muito grave, pois eles estavam bem exaltados. Valentina exige que Rodrigo a conte o que ele tem contra a família Montesinos. Rodrigo responde que só José Miguel que não o agrada, e finaliza declarando seu amor pela patroa, dizendo que mesmo ela não sendo mulher para ele, a amará sempre. Valentina diz que não está acostumada a levar em consideração o sentimento dos outros por ela, mas que ele fica proibido de voltar a falar o que sente por ela. José Miguel procura por Valentina e a diz que se chegar a descobrir algum envolvimento dela na morte de seu pai, ela se arrependerá de ter nascido. Rodrigo pede a José que dê os pêsames por ele a Leonor e, como resposta, recebe um soco na cara. O Delegado diz a José Miguel que precisa averiguar melhor sobre o incêndio da cabana de Sabino. Ivana, hipócrita, deixa a entender que a culpada é Valentina. José Miguel diz a Ivana que já percebeu que ela quer muito ver sua prima atrás das grades. Ivana responde que só quer que se faça justiça. Gabriela insiste que Valentina resolva sua situação com José Miguel, pois do contrário, ele seguirá pensando que ela é uma assassina. Ernesto chega a fazenda “Os Caracóis”. Ivana se surpreende quando Leonor diz que Valentina não incendiou a cabana de Sabino, que ela não tem maldade suficiente para matá-lo e não tinha motivos para fazê-lo. Ela suspeita de Rodrigo, pois ele tinha muitos motivos para desejar a morte de Frederico.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 28 de junho (Sexta)

 

– Frederico pede a Rodrigo que o mate, pois se o deixar vivo, pagará por tê-lo humilhado e por tudo que fez e ele descobriu. Rodrigo o diz para não preocupar-se, pois ele levará esses segredos para o túmulo. Rodrigo ateia fogo na cabana de Sabino enquanto Ivana observa a cena ao longe. José Miguel, desesperado, se mete na cabana em chamas para tentar resgatar seu pai e consegue tirá-lo de lá ainda com vida, porém Frederico morre antes de sequer conseguir pronunciar uma palavra á José Miguel. Gabriela sugere a Valentina que volte a capital, pois no povoado ninguém gosta dela, já na cidade existem pessoas que a amam de verdade. Valentina diz que a solução para seus problemas não é fugir, e sim enfrentá-los de frente. Por isso ela que morrerá na fazenda, assim como seus pais no passado. Brenda diz a Alonso que está organizando o aniversário de Santiaguinho e que a criança vive dizendo que o único presente do qual não abre mão é a presença de seu pai na festa. Leonor, chorando, pede perdão diante do cadáver de Frederico. Valentina se surpreende quando Benita a diz que Sabino acaba de avisar a Isabel sobre a morte de Frederico. Benita diz a Valentina que a cabana de Sabino se incendiou e Frederico ficou preso nas chamas. Filadelfo diz a Rodrigo que Valentina estava a sua procura e o pergunta onde ele estava. Rodrigo o diz e Filadelfo insiste dizendo que ele não estava onde diz, pois o procurou por lá. Chorando, Isabel diz a Benita que quer estar com Frederico. Benita responde que Leonor jamais a permitirá. Valentina procura José Miguel. Ivana a diz que a prima não tem nada a fazer ali e a manda embora. José Miguel chega e pede a Valentina que desapareça de sua fazenda.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 27 de junho (Quinta)

 

Ivana diz a José Miguel acreditar que Valentina ficou louca. Ela diz que faz uns dias que a prima se trancou no quarto e começou a destruir as coisas, que grita o tempo todo que o homem que a fez sofrer pagará com a própria vida. Desolado, José Miguel diz que não sabe se acredita ou não em Ivana, mas que ama Valentina mais que sua própria vida. Leonor faz Valentina acreditar que a ideia de pedir dinheiro a ela partiu de José Miguel, e, para provocar ainda mais Valentina, caçoa dizendo que ela é muito ingênua em pensar que seu filho realmente a amava. Valentina pede que ela se cale e afirma que não descansará até ver os Montesinos bem longe da fazenda. Sabino diz a José Miguel que há uns dias apareceram quatro vacas mortas e seguramente foi Rodrigo quem as matou, seguindo ordens de Valentina. José Miguel diz que acredita nisso pois Rodrigo e Valentina são da mesma “laia” e pagarão por isso. Frederico diz a Ivana que sua mãe sofre por seu abandono. Ivana, hipócrita, responde que sua mãe não é tão pouco como aparenta, pois na vida de Isabel já passaram muitos homens além de seu pai. Frederico, furioso, adverte que não permitirá que falem mal de Isabel em sua presença, pois ela é uma mulher admirável em todos os sentidos. Valentina pede a Frederico que devolva em seu nome o anel de compromisso a José Miguel e pede que os honorários com o arquiteto, assim como os reparos necessários na cabana incendiada, sejam descontados do dinheiro que ela emprestou a Leonor. Ela finaliza dizendo saber que José Miguel nunca a amou, e que na verdade só esteve atrás dela por interesse. Frederico, surpreso, tenta convencê-la que tudo isso é uma grande mentira. Frederico surpreende Rodrigo na casa de Sabino. Rodrigo o diz que sempre o odiou, pois ele amava Leonor e ela o deixou pelo dinheiro de Frederico.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 26 de junho (Quarta)

 

José Miguel se surpreende ao encontrar Ivana em sua cama. Leonor diz que Ivana teve problemas com sua mãe e pediu para ficar por um tempo com eles. Ela diz que Ivana a faz companhia, pois Frederico está vivendo na casa de Sabino. Valentina diz ao Padre Ventura que seu casamento com José Miguel foi cancelado e pede que ele fale com Isabel, pois ela o dará uma indenização. José Miguel diz a seu pai que nos poucos dias em que esteve fora muita coisa aconteceu: sua cabana foi queimada, Frederico e Leonor se separaram e, para finalizar, Ivana está vivendo em sua casa. Frederico diz a José Miguel que é provável que Valentina tenha ateado fogo na cabana, mas que ele não a julgue sem antes conversar pessoalmente com ela. José Miguel procura Valentina e ela, irredutível, diz que a relação deles acabou, mas que ele pode mandar lhe a conta da cabana que ela queimou. Ela dá a entender para que é amante de Rodrigo. Rodrigo, acreditando que pode haver algo entre ele e Valentina, tenta se aproximar dela, mas Valentina furiosa diz que o que ela falou foi apenas parte de uma farsa e que jamais voltará a se repetir. Rodrigo então a diz que um dia a patroa será dele por vontade própria. Gabriela diz a Valentina que irá ela mesma conversar com José Miguel para tentar ajeitar as coisas entre eles, porém Valentina a repreende e afirma que caso ela se meta nesta história, sofrerá as consequências. Ernesto diz a Alonso que ele precisa pagar Valentina até o último centavo, pois do contrário, ela não medirá esforços para colocá-lo atrás das grades. Leonor finge preocupação diante da ruptura de José Miguel e Valentina e pergunta ao filho se ela o deu alguma explicação. Ele responde que não sabe de nada e sai zangado ao ver Ivana. Ivana diz a Leonor que acredita que sua presença não agrada a José Miguel. Leonor responde que ela não precisa se preocupar, já que seu filho acabou de terminar com Valentina. Ambas vibram com o efeito do surgimento de Célia e se comprometem a não deixarem que eles se reconciliem.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 25 de junho (Terça)

 

Leonor, furiosa, insulta Isabel e a adverte que se vingará onde mais a dói. Frederico diz a Leonor que se casar com ela foi o pior erro de sua vida e que ele vai morrer longe dela. Sabino diz a João que segundo Ivana, Valentina foi quem ordenou Rodrigo a envenenar o gado de José Miguel, e que desta vez, se isso for verdade, ele deverá pensar com a cabeça e não com o coração, pois é necessário denunciá-la. Jesus surpreende Rodrigo circulando a Fazenda “Montesinos” e Rodrigo diz ao garoto que se ele contar o que viu acontecerá algo muito ruim com seus pais. Valentina pede perdão a Benita pela forma como a tratou. Benita responde que não tem nada que perdoá-la, pois ela tem a razão: ela realmente não passa de uma empregada e promete que jamais voltará a intervir nos assuntos de Valentina, nem para o bem, muito menos para o mal. Leonor diz a Ivana que encontrou sua mãe na cama aos beijos com Frederico. Gabriela tenta convencer Valentina a resolver as coisas com José Miguel, que talvez nem ele tenha conhecido a existência desse filho, diante da negativa de Valentina, Gabriela diz que achava que ela era sensata, mas estava errada. Ivana fingindo estar ofendida da suposta imoralidade de sua mãe, decide ir viver na fazenda “Montesinos”. Gabriela se decepciona quando Felipe fala, perante Sandra, que entre eles nunca houve nenhuma relação, apenas amizade. José Miguel se surpreende ao ver Célia na central de ônibus.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 24 de junho (Segunda)

 

José Miguel garante a Ernesto que sempre foi honesto com Valentina, que a ama e está disposto a demonstrá-la. Filadelfo diz a Rodrigo que a patroa queimou a cabana de José Miguel. Valentina dá ordens a Rodrigo e ele diz a Filadelfo que a patroa voltou a ser a mesma de antes, e isso o faz muito feliz. Leonor diz que vai processar Valentina por danos a propriedade alheia, Frederico pede a Leonor que aguarde a volta de José Miguel, pois a propriedade é dele. José Miguel recrimina o Padre Ventura por tê-lo condenado no caso de Célia e por dizer que não acredita que ele seja um bom esposo para Valentina. O Padre responde que não aceita que ele não tenha apoiado Célia. O Padre Ventura completa dizendo que Célia contou a Valentina sobre a existência de uma criança, filho dela com José Miguel. Sabino adverte Rodrigo que o acusará de envenenar o gado da Fazenda “Montesinos”. Ele nega e Ivana aparece e diz que a responsável pelo envenenamento é Valentina, e que sua prima declarou guerra contra os Montesinos, mas pede que não contem que foi ela quem os alertou, pois Valentina está louca e poderia expulsá-la da fazenda. Valentina, fora de si, destrói seu quarto. Benita tenta acalmá-la e Valentina grita que ela não é nada além de uma empregada e pede que só cumpra com seu trabalho. José Miguel se surpreende quando Horácio o diz que Valentina ateou fogo em sua cabana. Frederico diz a Isabel que logo morrerá e que nesta vida não puderam ficar juntos, mas espera que na próxima possam estar unidos para eternidade. Frederico pede um beijo a Isabel. Ela o dá e Leonor os observa ao longe, surpreendida.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 21 de junho (Sexta)

 

Ivana diz a Rodrigo que espera que tenha ficado bem claro que ela está disposta a tudo para separar José Miguel e Valentina. Ela ainda aconselha Rodrigo a aproveitar a viagem de José para conquistar Valentina. Rodrigo felicita Ivana por ter culpado José pelo que ela fez perante Valentina. Leonor, aproveitando que José Miguel está viajando, pede dinheiro emprestado a Valentina para pagar a hipoteca da fazenda. Valentina responde que ela mesma ofereceu esse dinheiro a José Miguel e ele não aceitou, e que prefere negar esse dinheiro a Leonor, do que no futuro, ter problemas com José Miguel. Leonor diz a Valentina que se ela a emprestar o dinheiro, arrumará um jeito de fazer com que José Miguel jamais saiba sua origem. Ivana chama Alonso para informar lhe que Valentina se casará com José Miguel Montesinos, mas que segue apaixonada por ele, e se casará apenas por despeito, e finaliza pedindo a Alonso que vá o quanto antes para a fazenda “Os Caracóis”, antes que seja tarde demais. Ernesto diz a José Miguel que se ele já sabe quem é Alonso, deveria pedir outro corretor a imobiliária. Leonor diz a Moises que salvará a hipoteca da fazenda, e com o que lhe restar abrirá uma conta em seu nome, e pede também uma parte do dinheiro para gastos pessoais. Leonor suplica á Moises que não diga nada disso á seu filho ou seu marido, pois pagará Valentina com o dinheiro da venda de sua casa da capital. José Miguel e Alonso falam abertamente sobre Valentina e Alonso diz a José que esteve a ponto de casar se com ela, e só não o fez de última hora por um mal entendido.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 20 de junho (Quinta)

 

Valentina diz a Gabriela que o que aconteceu no baile, de alguma forma, também é sua culpa, pois desde que chegou ao povoado tem feito tudo para que a odiassem. José Miguel diz a Horácio que Valentina se sentiu muito humilhada com a brincadeira. Horácio diz a José Miguel que está muito feliz, pois sente Ivana mais carinhosa com ele, e diz ter certeza que as coisas enfim se ajeitem entre eles. Rodrigo, furioso, diz a Ivana que Joventino o contou sobre a brincadeira encomendada por ela contra Valentina e diz que isso foi uma besteira que não serviu de nada. Ivana diz que serviu para que ela se divertisse, já que odeia cada vez mais Valentina. Ivana pensa que ainda pode fazer algo para impedir que Valentina e José Miguel se casem. Valentina surpreende Ivana e Rodrigo discutindo e exige uma explicação daquela cena. Rodrigo pede a Ivana que diga a Valentina quem armou a brincadeira que a humilhou na festa. Ivana garante que foi José Miguel. Ivana diz a Valentina que as pessoas do povoado estão dizendo que José Miguel não a defendeu porque nada além de seu dinheiro o importa, que inclusive também não o importa que Rodrigo seja seu amante, e que José espalha a quem quiser ouvir que a víbora pode ficar com quem quiser, porém seu dinheiro será dele. Valentina responde que o povoado pode dizer o que quiser, e que nada nem ninguém a fará duvidar do amor de José Miguel. Enriqueta conta a Leonor a brincadeira de mal gosto de que Valentina foi vítima. Leonor, hipócrita, diz sentir pena dela. Ivana diz a Horácio que o procurou porque não quer ser grosseira, mas que não existe um futuro para eles. Horácio a responde que ela segue apaixonada por José Miguel, mas que isso não a levará a nada, pois José ama Valentina. Ivana diz a Horácio que deveria prevenir Sandra e contar-lhe que Felipe não é tão bom como parece. Que sempre esteve louco de amor por Valentina. José Miguel se surpreende ao ver que Alonso em pessoa será quem o ajudará na venda de sua casa.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 19 de junho (Quarta)

 

Felipe procura Sandra. Moisés responde que Sandra não quer vê-lo. Moises diz a Sandra que não entende porque ela não quer mais ver Felipe. Ela responde que Felipe desconfia dela, que não tem porque aguentar esses ciúmes tontos. Moisés então a faz lembrar das cenas de ciúme que ela protagonizava por Horácio. No baile do povoado, chegam alguns homens com uma boneca de trapo, com cabeça de víbora, e vestida com a roupa que Ivana roubou de Valentina. Todos os presentes no baile caçoam de Valentina. José Miguel enfrenta um dos homens que trouxeram a boneca. Rodrigo chega ao baile e atira para cima, assustando as pessoas, e após isso leva Valentina com ele. Rodrigo diz que a levará Valentina até sua casa, onde a deixará sã e salva. Um homem da festa responde que acredita que Valentina não está disposta a ir com Rodrigo, já que não se encontra mais na festa. Gabriela diz a José Miguel que Rodrigo levou Valentina até a saída da festa. José encontra Rodrigo e exige que ele diga onde está Valentina. Ele responde que a perdeu de vista. Enriqueta diz a Moisés que Valentina estava dançando abraçada a José Miguel quando chegou seu amante, Rodrigo, disparando enlouquecido em meio ao baile. José encontra Valentina na igreja, chorando, e pede perdão a ela por não tê-la defendido como deveria. José Miguel diz a Valentina que vai até a cidade, mais tranquilo. Valentina suplica que a leve com ele, mas José responde que vontade não falta, porém não pode levá-la. Sandra chega onde Felipe a espera e o flagra junto a Gabriela. Sandra se afasta, chorando. Horácio encontra Sandra e se oferece para acompanhá-la até a sua casa, mas nesse momento aparece Ivana e o beija, deixando Sandra sozinha. Rodrigo, furioso, agride Joventino até que ele confesse que foi Ivana quem o pagou para que caçoassem de Valentina.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 18 de junho (Terça)

 

José Miguel e Valentina apresentam Gabriela a Horácio. Eles dizem que já se conhecem por um incidente desagradável que tiveram. Eles se divertem no povoado. O Padre Ventura diz a Felipe que certamente ele brigou com sua namorada, mas Felipe interrompe o Padre e diz que já não tem mais nada com Sandra, pois ela só o usou para fazer ciúmes em Horácio. O Padre diz a Felipe que não acredita que Sandra tenha feito isso e suspeita que essa notícia pode ter sido plantada por Enriqueta. Maria da Luz, chorando, pede diante da imagem da Virgem que um dia possa ser feliz, pois crê que após ter sido violentada por Rodrigo jamais poderá se casar na vida. Timóteo convida Maria da Luz para ir a uma comemoração no povoado, mas ela se recusa a ir. Porém, diante da insistência de Cristina, acaba aceitando. Frederico e Leonor discutem porque ela insiste em dizer que Valentina e Rodrigo são amantes. Frederico a lembra que ela está falando da futura esposa do seu filho. Leonor diz a Frederico que se quiser ir a comemoração do povoado para se encontrar com sua adorada e santa Isabel que o faça, por que o divórcio ela jamais lhe dará. Ivana joga na cara de Isabel que Frederico está apaixonado por ela e que já pediu o divórcio a Leonor. Isabel responde que jamais deu esperança porque não se esquece o fato de que Frederico é um homem casado, e assim sempre estará distante dele, mesmo que sejam amigos. Ivana prepara um contratempo para impedir que Valentina vá a comemoração no povoado.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 17 de junho (Segunda)

 

Enriqueta conta para Felipe que Sandra disse que ela aceitou ser sua namorada apenas para causar ciúmes em Horácio. Ivana diz a Leonor que quando Valentina se casar levará José Miguel para viver na fazenda “Os Caracóis” e Frederico se divorciará dela para se casar com Isabel. Leonor comemora o fato de seu filho ter se casado com a mulher mais rica da região. José Miguel informa a Valentina que viajará para vender sua casa na capital. Valentina expressa seu temor de que algo os separe e pede que se casem primeiro. Depois ela mesma o acompanhará a capital. José Miguel diz, chateado, que adoraria ter a companhia de Valentina na capital, mas existem gastos que não podem esperar e ele precisa ir o mais rápido possível. Sandra pede ao Padre Ventura que fale com sua mãe e diga que Felipe é bom. O Padre responde que talvez Enriqueta nem o permita falar, mas que mesmo assim ele tentará ajudar a moça. Felipe joga na cara de Sandra que ela o está usando apenas para fazer ciúmes em Horácio. Sandra, chorando, responde que Felipe pode pensar o que quiser, e que irá embora do povoado. Sandra diz a Enriqueta que já que ela destruiu seu noivado, sairá do país para estudar. Horácio diz a José Miguel que corre um rumor no povoado de que ele apenas se casou com Valentina por causa de seu dinheiro e ele teme que ela acredite nisso. Rodrigo diz a Filadelfo que roubará Valentina para torná-la sua mulher e evitar que ela se case com José Miguel, já que não vai aceitar outra vez que “roubem” uma mulher que tanto o interessa.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 14 de junho (Sexta)

 

Gabriela diz a Isabel que viu Ivana e Rodrigo se beijando. Ivana, revoltada, diz a Isabel que ela deve acreditar em sua filha, e não nas mentiras de Gabriela. Isabel diz que não quer seguir nesse assunto e diz que logo elas voltaram para a capital, já que a última coisa que deseja é ver sua filha se transformar ou ter a fama de ser uma qualquer. Valentina garante a Isabel que se comprovar que Rodrigo beijou Ivana a força, o demitiria da fazenda de imediato, ainda que a mesma viesse a baixo. José Miguel comenta com Frederico que não está muito certo que Leonor realmente aceite seu casamento com Valentina. Maria da Luz diz a Gabriela que Rodrigo é um homem mulherengo e está apaixonado por Valentina. Felipe diz a Sandra que suas intenções com ela são sérias e que pensa em um futuro a seu lado. Sandra responde que no momento é melhor não falar com Enriqueta, pois ela poderia não aceitar essa relação. Horácio vê Sandra e Felipe aos beijos e sente ciúmes. Leonor diz a Frederico que aceita o casamento de seu filho com Valentina, e que espera que eles rapidamente a de netos. Isabel esbofeteia Rodrigo, e o adverte que nunca mais volte a se aproximar de Ivana. José Miguel diz a seus pais que vai pedir a mão de Valentina formalmente aquela noite. Rodrigo, furioso, diz a Ivana que sua mãe o insultou e a diz que se perder o trabalho por isso, revelará a todos que sua amante é ela e não Valentina. Valentina surpreende Rodrigo saindo do quarto de sua prima e o diz que ele está terminantemente proibido de entrar em sua casa, e ainda mais vagar pelos quartos. Valentina diz a Ivana que não demitirá Rodrigo para lavar sua honra, e que a prima deve saber com quem se mete.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 13 de junho (Quinta)

 

Ivana, ao saber do casamento de Valentina e José Miguel, sai furiosa e Isabel a segue. Benita, sorrindo, diz a Valentina que faz muito gosto do casamento dela com José Miguel. Quanto a Ivana, o quanto antes se conforme, melhor. José Miguel dá a notícia de seu casamento a Frederico e ele, contente, diz querer netos rapidamente, antes que morra. Frederico pede a José Miguel que dê logo a notícia para Leonor, mas que deve estar ciente que ela não aceitará. José Miguel responde que não se importa com o que a mãe pensa. Isabel trata de fazer Ivana entender que deve se resignar, já que José Miguel e Valentina se amam. Ivana, fora de si, responde que não aceitará e fará até o impossível para impedir esse casamento. Ivana diz a Rodrigo que devem fazer algo rápido para impedir o casamento de Valentina e José Miguel. Gabriela se surpreende ao ver Ivana e Rodrigo se beijando. José Miguel diz a sua mãe que em um mês se casará com Valentina. Leonor grita que jamais estará de acordo com essa união e que José nem pense que ela permitirá que Valentina entre em sua fazenda. Frederico diz a Leonor que com essa atitude a única coisa que conseguirá é que José Miguel se afaste dela de uma vez por todas. Cristina pede perdão a Valentina e ela responde que entende a mulher e a desculpa. Ivana, furiosa, diz a Leonor que ela precisa impedir o casamento de Valentina de alguma forma. Rodrigo afirma para Leonor que Valentina foi sua amante. Leonor faz José Miguel pensar que aceita sua relação com Valentina. Gabriela acusa Ivana de estar aos beijos com Rodrigo.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 12 de junho (Quarta)

 

Valentina diz a Ivana que ela pode ir correndo avisar José Miguel que Alonso a escreveu, mas antes a adverte que nada nem ninguém será capaz de separá-los. Gabriela intrigada pregunta a Valentina porque ela disse isso. Valentina responde que Ivana está apaixonada por José Miguel. Gabriela diz que não é novidade nenhuma para ela, pois Ivana sempre invejou tudo que a prima tem. Amparo diz a Felipe que Rodrigo era o pai do filho que Cristina perdeu, que eles viviam juntos e que Rodrigo a deixou, pois se apaixonou por Valentina e no povoado todos dizem que são amantes. Felipe responde que isso é uma grande mentira. José Miguel e Leonor discutem por causa de Valentina e Leonor diz que a namorada de seu filho é uma mulher caprichosa, acostumada a que todos façam a sua vontade. Ele responde que só Valentina é capaz de mexer com seu coração. José Miguel diz a Valentina que sabe que Leonor foi vê-la e pede para saber o assunto que trataram, Valentina responde que Leonor a pediu para se afastar definitivamente dele, e também ofereceu a venda de parte de suas terras em troca desse “favor”. José Miguel diz que tem que terminar de vez com as intromissões de Leonor e pede Valentina em casamento. Ela, chorando, responde que tem muito medo de que ocorra outra vez o episódio com Alonso. José Miguel então garante que seu amor por ela é mais forte que tudo e que nunca irá feri-la. Valentina aceita o pedido. José Miguel e Valentina se apresentam ao Padre Ventura para informar-lhe que querem se casar o mais rápido possível. O Padre responde que pode casá-los em um mês. Valentina anuncia a Isabel, Ivana e Benita o seu casamento com José Miguel.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 11 de junho (Terça)

 

Leonor diz a Ivana que o que Enriqueta contou sobre José Miguel é mentira, que ele nunca foi sacerdote, e essa suposta mulher com quem ele teria se relacionado foi uma grande mentira que armaram para que ele deixasse o seminário. Ivana diz a Leonor que contou essa história a Valentina, pois pensou que isso talvez fosse forte o bastante para separá-los. Leonor garante a Ivana que esse namoro de José e Valentina não durará, pois tem uma carta na manga. Padre Ventura diz a Cristina que reconsidere aceitar o trabalho. Ela responde que não aceitará nada que venha de Valentina, e que recebeu um bilhete afirmando que Rodrigo e Valentina são amantes. O Padre afirma que essa é apenas uma brincadeira de mal gosto. José Miguel e Valentina se beijam e Rodrigo os observa, furioso. José Miguel diz a Valentina que Rodrigo está apaixonado por ela, mas que não seria interessante despedi-lo, pois ele poderia causar revolta entre os trabalhadores. Que o melhor é Valentina se manter longe dele. Valentina recebe Gabriela com alegria e lhe conta que está apaixonada por um homem lindo e maravilhoso que se chama José Miguel. Gabriela entrega a Valentina a carta de Alonso. Horácio pede a Ivana outra oportunidade para conquistá-la. Ela responde que jamais poderia se apaixonar por ele. Horácio tenta beijar Ivana a força e Rodrigo, ao ver a cena, o ameaça com um revólver. Ivana fica furiosa ao saber da visita de Gabriela e se assusta ao saber da carta de Alonso. Ivana diz a Gabriela que Valentina não quer saber nada de Alonso. Gabriela diz a Valentina que parece que Ivana não gostou do envio da carta de Alonso a ela. Valentina exige que Ivana não se meta em suas coisas.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 10 de junho (Segunda)

 

Valentina pede que Cristina aceite o trabalho, e que se não por ela, que o faça por Maria da Luz, já que a garota não tem por que arcar com seus gastos. Maria da Luz diz a sua mãe que uma coisa é que Rodrigo ande como um cachorro atrás de Valentina, e outra é que ela faça algum caso disso. Ela ainda diz que Valentina ama José Miguel, e ele sim é um homem de verdade. Sandra defende Valentina em frente a algumas mulheres que falavam mal dela. Valentina passa pelo local no momento e diz a Sandra que tem certeza de ter encontrado nela uma verdadeira amiga. José Miguel vai procurar por Valentina na fazenda e quem o recebe é Ivana. Cínica, ela diz que deseja o melhor para ele e sua prima, mas sabe que Valentina nunca esqueceu seu ex- noivo, Alonso. Ele continua mentindo e diz que não sabe se ela será capaz de dia após dia ir esquecendo esse amor para se entregar totalmente a José. José Miguel e Rodrigo se encontram. José Miguel diz que sabe Rodrigo está apaixonado por Valentina, mas que está “voando” alto demais. Rodrigo responde que já teve muitas mulheres bonitas e finas como Valentina, e que ele se cuide, pois Filadelfo não sabe fazer bem as coisas, mas ele sim. Valentina recrimina José Miguel em ter escondido o fato de já ter estudado pra ser sacerdote e os motivos pelo qual o expulsaram. José responde que a única coisa que fez foi ajudar uma mulher, mas que todos julgaram que havia uma coisa entre eles. José Miguel completa dizendo que Valentina também nunca o disse sobre ter sido deixada plantada no altar, que ambos passaram por experiências dolorosas mas agora têm um ao outro. Valentina confessa ter muito medo de voltar a ser enganada e Jose Miguel lhe diz que teme que ela siga amando Alonso. Eles se beijam. Ivana os olha, furiosa. Ivana diz a Valentina em frente a José Miguel que Alonso está ao telefone. Ivana aceita que mentiu apenas para ver a reação de José Miguel, lembrando-o que lutará por ele. Maria da Luz diz a Valentina que sabe que ela não se interessa por Rodrigo, mas que ele está apaixonado por ela e pode descontar seu ciúme ferindo José Miguel. Rodrigo se surpreende quando Valentina diz que ele está despedido. Rodrigo reconhece estar apaixonado por Valentina. Ivana e Rodrigo entram em acordo separar Valentina e José Miguel.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 07 de junho (Sexta)

 

Sandra diz a seu pai que em uma ocasião insultou Valentina pensando que ela andava atrás de Horácio, e que Felipe a pediu que se desculpasse. Enriqueta, que escuta tudo atrás da porta, interrompe a conversa e diz que sua filha não tem que se rebaixar. Moises pede a Sandra que siga sua consciência. José Miguel convida Valentina para passear pelo povoado e diz que quer que todos vejam que eles são namorados, já que ela é a mulher mais bonita de todas por ali. Ivana os observa, furiosa. Rodrigo diz ao Padre Ventura querer se confessar. Ele confessa que é o assassino de Lázaro, que violentou Maria da Luz e provocou o aborto de Cristina, mas não se arrepende de nada. Rodrigo ordena a Filadelfo que agrida José Miguel. Sandra se desculpa com Valentina e diz que estava errada sobre ela, pois a víbora, na verdade, é Ivana. Teresa e Jesus encontram José Miguel inconsciente. O menino corre para avisar seu pai e diz que o homem que agrediu José com certeza não tinha a intenção de matá-lo, apenas assustá-lo. Valentina diz a Benita que Sandra foi se desculpar com ela, e que agora sabe que na verdade a amante de Horácio sempre foi Ivana. Benita diz a Valentina estar certa que a história da aposta foi uma invenção de Ivana em parceria com Leonor. Enriqueta diz a Sandra que Ivana está muito sentida, pois a filha já não procura mais a amiga. Sandra responde que Ivana é uma hipócrita, e que ela não pode esperar mesmo amizade de sua parte, pois Ivana se juntou a Horácio. Valentina, ao saber que José Miguel foi agredido, corre para ajudá-lo. Eles se encontram e se beijam. Ivana diz a Valentina que se ela confia tanto em José Miguel, devia saber que ele estudava para ser padre, e que o expulsaram da ordem religiosa por terem o encontrado com uma prostituta.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 06 de junho (Quinta)

 

Leonor diz a Frederico que é a primeira vez que ela presencia ele falando desse jeito, em tom de ameaça. Frederico responde que para defender seu filho é capaz de tudo, porque José Miguel é seu filho, ainda que não tenha seu sangue. José Miguel diz a Valentina que ela confia demais em Rodrigo, e que não gostaria mais de vê-la junto a esse homem todo o tempo. Leonor diz a Ivana que está decepcionada, pois enquanto falava maravilhas dela para José Miguel, ela saia justamente com o melhor amigo dele. Ivana responde que só o fez para deixar o caminho livre para Valentina, para que ela não se sentisse culpada pela situação. Valentina diz a Ivana que nem ela nem José Miguel quiseram feri-la. Ivana, querendo fazer intriga, diz a Valentina que José Miguel preferiu a ela por seu dinheiro. Leonor, furiosa, reclama com José Miguel de seu noivado com Valentina e avisa que jamais a aceitará, a menos que ele diga estar com ela apenas por precisar de uma esposa milionária para ajudá-lo a levantar a fazenda. José Miguel, furioso, responde que ama Valentina, e que não pensa em seu dinheiro. Ele diz para sua mãe que se ela se meter em sua relação, se esquecerá que ela é quem é. Valentina conversa com Benita sobre José Miguel e diz que talvez tenha se apaixonado por ele desde o primeiro momento em que o viu. Leonor propõe a Valentina vender lhe sua fazenda em troca de que ela se afaste de uma vez por todas de seu filho. Ela completa dizendo que não pode aceitar uma nora que tem como amante um capataz como Rodrigo. Valentina responde furiosa que isso é uma calúnia, que o único homem que ama é José Miguel, e que ninguém nem nada poderá separá-los. Cristina recebe um bilhete anônimo dizendo que Valentina e Rodrigo são amantes. Jesus fica feliz ao saber do compromisso de José Miguel e Valentina. Isabel sugere a Ivana que ela volte a capital. Ela diz que jamais deixará o caminho livre para Valentina, e que só voltará a cidade casada com José Miguel.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 05 de junho (Quarta)

 

Ivana diz a Isabel que não permitirá que Valentina lhe tire José Miguel. Valentina chega contente a fazenda e Ernesto comenta com Benita sobre o bom humor da moça. Benita diz a Maria da Luz que enfim ela vai poder conhecer a verdadeira Valentina, boa e nobre. Sabino e João dizem a José Miguel que a vaca morta foi envenenada, e pensam que isso foi obra de Valentina. José assegura que Valentina nada teve a ver com isso. Valentina, feliz, diz a Benita que José Miguel e ela se amam. Ivana a escuta e, histérica, acusa a prima de roubar seu grande amor. Ela ainda diz a prima que torce para que José a abandone como fez Alonso. Ivana, fora de si, pede a Isabel que a ajude a reconquistar José Miguel, já que ele é sua felicidade. Sandra, chorando, diz a Felipe que foi uma bobagem ele ter se oferecido a Horácio, que ela é apenas uma garota de província, enquanto Ivana é uma mulher mais liberal e do mundo. Felipe a tranquiliza e diz que ela é muito linda. Valentina justifica para Benita a atitude de Ivana. Benita diz que tanto ela quanto Isabel atendem todos os caprichos de Ivana, e as consequências disso moldaram a personalidade da moça. José Miguel diz a sua mãe que não siga mantendo esperanças quanto a uma possível relação entre ele e Ivana, pois ela jamais a corresponderá. Furiosa, Ivana diz a Rodrigo que José Miguel já conquistou Valentina, e que ele deverá fazer alguma coisa. Ela não entende o motivo de ele seguir de braços cruzados. Rodrigo, furioso, adverte que nenhuma mulher o ameaça. Ivana diz sentir vontade de acabar com Valentina, e Rodrigo completa que se ela tocar na dona, ele mesmo a mata. Rodrigo chega a fazenda Montesinos procurando José Miguel. Frederico adverte que se ele colocar um dedo em seu filho, morrerá em seguida, pois ele mesmo o matará.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 04 de junho (Terça)

 

Horácio, com ciúmes, diz que foi muito bom José ter revelado isso agora, e não no dia de seu casamento. José Miguel responde ao amigo que não queria acabar com sua ilusão, porém não acharia justo com ele saber desta história e não contá-la. Recomenda cuidado ao amigo, e diz que Ivana não o interessa, pois a mulher que ama é Valentina. Benita pergunta a Valentina o que sentiu com a ligação de Alonso. Valentina responde que isso não a tirou o sono e Benita sorridente responde que acredita que o sonho de sua “tilinha” é José Miguel, e emenda dizendo que ela seria uma tonta se deixasse José ir. Sabino pergunta a Frederico se ele está triste por José Miguel não ser seu filho, e que a pesar de não saber quem é o verdadeiro pai de José, Rodrigo e outras pessoas do povoado conhecem essa história, e poderiam dizer quem é o pai de José Miguel.Ernesto se desculpa com Isabel pela atitude que tomou e pede que eles reatem sua amizade. A pedido de Valentina, o Padre Ventura pede a Cristina que aceite trabalhar com ele na igreja. Leonor diz a Ivana que a incomoda que José se encarregue do projeto da escola de Valentina. Ivana diz que não é fácil recusar o pedido de uma mulher bonita e rica como sua prima. José Miguel e Valentina se encontram. Valentina o vê e se afasta. José Miguel a impede de ir e a diz que o beijo dado por Ivana não representou nada para ele, e que sabe que Valentina está apaixonada por ele, só não aceita isso.Valentina confessa que está apaixonada por José Miguel, eles se abraçam, trocam juras de amor, e prometem se unir e não permitir que ninguém os separe. José diz a Valentina que não a deixará por nenhuma outra mulher, nem por Ivana nem por nenhuma outra. Ao ver Cristina, Rodrigo volta a ameaçá-la dizendo que se ela abrir a boca, descontará em sua filha, Maria da Luz. Rodrigo tenta confundir Valentina, dizendo que José Miguel está em busca de um casamento milionário para salvar sua fazenda. Furiosa, Ivana diz a Isabel que José Miguel pretende usar seu trabalho na construção da escola para acabar de convencer Valentina que é um homem apaixonado.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 03 de junho (Segunda)

 

Maria da Luz diz a Valentina que um tal de Alonso Penalver a procura. Valentina diz a Maria da Luz que se ele voltar a procurá-la, que o transfira imediatamente ao advogado Ernesto. Valentina devolve a Rodrigo o dinheiro que havia guardado para Cristina. Rodrigo pergunta a Valentina onde ela vai. Valentina responde que isso não é assunto dele e pede que se ocupe de seu trabalho. Benita diz a Ivana que não sabia que ela era tão amiga de Rodrigo, já que até estava o acariciando o rosto, e a recomenda cuidado, pois ela pode sair desta história bem ferida. Ivana responde que esse conselho ela deveria dar a Valentina, que sempre acredita no que todos dizem. Benita diz a Ivana que pensaria José Miguel de sua relação com Oscar Ampudia, que era um homem casado e que terminou morto após seu encontro com Ivana. Furiosa, Ivana pensa em esbofetear Benita, mas Maria da Luz aparece e grita a Ivana que se ela colocar a mão em cima de Benita se verá com ela. Sandra diz a Horácio que já sabe que Ivana o deu algo que ela negou, então fica nua em sua frente e diz que está disposta a tudo. Horácio a rejeita e Sandra afirma que logo Ivana também o trairá com outro, que é só questão dessa pessoa aparecer, pois essa é a especialidade dela. Horácio diz a José Miguel que Sandra o fez sentir se muito mal, já que falou mal de Ivana. José Miguel responde que ele não deveria se importar mais com Ivana, já que a relação deles terminou e ela o disse que está apaixonada por ele.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 31 de maio (Sexta)

 

Felipe diz a Sandra que ela deveria entrar em uma universidade e estudar uma carreira, pois ainda é muito jovem. Sandra responde que não vê porque se dedicar aos estudos, já que quando se casar seu marido terá que mantê-la e lhe dar tudo. Benita encontra Valentina chorando e diz que ela deveria aceitar que ama José Miguel antes que Ivana fique com ele de uma vez, ou uma outra mulher o descubra, pois ele é um homem encantador. Maria da Luz, chorando, diz a Rodrigo que acabará de vez com ele. Ela o ameaça com um revólver.Quando está a ponto de disparar, Filadelfo aparece e a impede. Rodrigo tenta agredi-la, mas é impedido por Filadelfo. Valentina pergunta a sua tia Isabel se ela acredita que Ivana se casará em breve com José Miguel. Ela responde que pediu para que eles não se adiantem, mas que desconfia do sentimento de José Miguel. Jesus diz a José Miguel que Valentina foi procurá-lo na fazenda e, quando chegou ao estabulo, o flagrou aos beijos com Ivana.Enriqueta se escandaliza ao saber que Sandra estava passeando com Felipe. Ivana diz a Valentina que esteve o dia todo com José Miguel, e sente que ele está começando a amá-la. José Miguel procura Valentina e ela pede que ele se dirija diretamente ao advogado Ernesto no que diz respeito ao projeto da escola. Ivana fica furiosa ao saber que José Miguel será o responsável pelo projeto da escola. Alonso liga para Valentina e Ivana o atende.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 30 de maio (Quinta)

 

Horácio diz a Valentina que acredita em José Miguel, pois jamais fez uma aposta que a envolvesse. Leonor procura Frederico para que volte a sua casa. Ele pede um tempo e Leonor responde que já não tem tempo para nada. Frederico então propõe que eles se divorciem e contem tudo a José Miguel. José Miguel diz a seus pais que eles devem dizer toda a verdade a ele. Leonor pede a Frederico que se cale e depois exige que José Miguel não dê ouvidos ao que seu pai diz, porque está furioso com ela e vai inventar coisas. José Miguel diz que quer e vai escutar o que seu pai tem a dizer. Frederico diz a José Miguel que quer se divorciar de Leonor, e que o faz para que tanto ele quanto ela fiquem bem. José Miguel diz a sua mãe que deveria fazer um último esforço para preservar sua relação com Frederico. Jesus diz a Valentina que é mentira que José Miguel fez uma aposta para conquistá-la. Rodrigo diz a Valentina que ela fez muito bem em ajudar Cristina, pois ele, no lugar da dona, teria feito o mesmo.Ivana se desculpa com José Miguel por tê-lo beijado e diz que não pode se conter porque sempre o amou. José deixa claro que não a ama, e não poderá corresponder o sentimento de Ivana. Leonor adverte Jesus e Teresa que pobres deles se disserem a José Miguel que Valentina esteve procurando por ele. Ivana tenta conversar com José Miguel e ele a interrompe, dizendo que o melhor é que ele vá embora de uma vez. Valentina se fecha em seu antigo quarto, de quando era criança, e se lembra de seus pais.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 29 de maio (Quarta)

 

José Miguel, furioso, diz a Valentina que ainda que ela não o tenha convidado, ele fará parte do projeto da escola para as crianças do povoado. Ele diz estar cansado dos maus modos de Valentina. Rodrigo covardemente agride Cristina até fazê-la perder o bebê. Ivana, hipócrita, diz a José Miguel que foi ela quem revelou a Valentina que era ele o arquiteto do projeto da escola, mas que não sabia que isso era para ser mantido em sigilo.José Miguel responde que de qualquer maneira ela acabaria sabendo. Horácio diz a José Miguel que no povoado todos andam dizendo que eles fizeram uma aposta para saber quem primeiro conquista o coração de Valentina. José diz que quem espalhou esse rumor foi Rodrigo, já que ele foi capaz de ameaçá-lo de morte. Valentina se assusta diante do pedido de demissão de Ernesto. Benita diz a Valentina que Ernesto é um homem muito digno, e que não foi nenhum crime ele ter contratado os serviços de José Miguel.Valentina diz que José Miguel é um farsante. Frederico diz a José Miguel que ele deveria esclarecer as coisas com Valentina, ela responde que os assuntos com Valentina já estão devidamente resolvidos. Frederico diz ao filho que se ele verdadeiramente ama Valentina deve lutar pelo seu amor. Felipe diz ao Padre Ventura que agrediram Cristina e, por isso, ela perdeu o bebê que esperava. O padre responde que, certamente, o mesmo homem que agrediu Cristina violentou Maria da Luz, e que só não faz a denúncia por não ter provas. Cristina confessa ao padre que Rodrigo foi quem a agrediu, mas não fará uma denúncia, pois ele poderia matá-la, da mesma forma que matou Lázaro.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 28 de maio (Terça)

 

sabel confessa a Ivana seu noivado com Frederico. Ao invés de enaltecer a confiança da mãe, Ivana diz que Leonor é mesmo uma mulher extraordinária, pois apesar de saber o ocorrido entre o marido e Isabel, abriu as portas para ela, filha da mulher que queria “roubar” seu marido. E ainda quer que ela se case com José Miguel. Frederico e Leonor discutem sobre sua relação e chegam a conclusão que ela já não existe há muito tempo. Isabel diz a Valentina que já contou de seu relacionamento passado com Frederico a Ivana, e que jurou que jamais voltará a vê-lo. Isabel completa afirmando que está muito surpresa com a permissão e o gosto que Leonor mostra fazer em casar José Miguel e Ivana. Valentina encarrega Ernesto de fazer, rigorosamente, uma revisão das contas da fazenda para descobrir se Rodrigo realmente a roubava. Valentina diz a Ernesto que confia em Rodrigo, mas como suas visitas a fazenda eram muito esporádicas, crê que talvez ele possa ter se aproveitado de sua “confiança”. José Miguel se assusta ao saber que Frederico não dormiu em casa, e diz a Leonor que sabia que eles tinham problemas, mas não que seriam tão graves e chegariam a tamanho extremo.Leonor diz que sempre é vista como vilã, e Frederico como vítima, só que não é bem assim. Enriqueta diz a Leonor que ficou sabendo através da gente do povoado que Horácio e José Miguel fizeram uma aposta para saber quem primeiro conquistaria o coração de Valentina. Rodrigo reclama com Valentina por ela ter descontado dinheiro de seu pagamento, ela responde que o valor do desconto foi integralmente para Cristina, que está esperando um filho dele. Ivana informa Valentina que José Miguel é o arquiteto que se encarregará de construir a escola. Valentina reclama com Ernesto por ele não ter informado que José Miguel era o responsável pela obra da escola e diz que está muito decepcionada com ele. José Miguel, furioso, invade o quarto de Valentina e a encontra tomando banho.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 27 de maio (Segunda)

 

Leonor diz a José Miguel que sente que ele a odeia, mas só deseja que seu filho perceba que ela só faz o que faz pelo seu bem, e que o ama mais que sua própria vida. José responde que não a odeia, só não está de acordo com suas atitudes. Valentina encontra uma foto de Alonso entre as coisas de Ivana e lhe exige uma explicação. Ela a acusa de sempre estar apaixonada por Alonso e, quando Isabel a viu aos beijos com Alonso, deve ter sido quem o provocou.Ivana finge estar ofendida e Valentina a adverte que se chegar a descobrir que Ivana se encontrava com Alonso a suas costas, não terá nem dó nem piedade dela. Rodrigo ameaça Maria da Luz dizendo que vai matar Cristina se ela contar algo do que aconteceu. Valentina vai à casa de Cristina para lhe informar sobre a saúde de Maria da Luz, e lhe oferece todo seu apoio, e que se ela desejar, também poderia ir trabalhar na fazenda “Os Caracóis”. Cristina agradece a oferta mas diz que lá trabalhará com Rodrigo, e ela não deseja mais ter nenhum tipo de contato com ele.Cristina aconselha Valentina a se desfazer de Rodrigo antes que ele acabe lhe fazendo mal, pois ele roubou muito dinheiro da fazenda enquanto a dona estava longe. Valentina, surpresa, diz que revisará pessoalmente as contas. Frederico diz a Isabel que cometeu um grande erro ao se casar com Leonor. Isabel, chorando, responde que está muito confusa com seu sentimento, e que começou a sentir coisas que pensou jamais voltar a sentir na sua idade. Com medo, ela diz que tudo que ocorreu entre ela e Frederico ficou no passado, e está enterrado. Frederico diz a Ernesto que Isabel necessita de um homem que a ame, pois no passado ele a fez sofrer demais. Isabel confessa a Ivana que antes de se casar com seu pai, foi namorada de Frederico Montesinos.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 24 de maio (Sexta)

 

José Miguel recrimina Leonor por ter hipotecado parte da fazenda, e pergunta em que ela gastou todo esse dinheiro. Leonor responde que o fez para pagar o tratamento de Frederico, mas possivelmente não vão conseguir pagar as mensalidades e terão que vender tudo para cobrir os gastos. José responde que ainda que o custe a vida para pagar a dívida, jamais venderá a fazenda “Montesinos”. Ivana pergunta a Valentina aonde ela estava, ela responde que foi colocar um ponto final nas relações de sua família com Horácio, e que fará o mesmo com José Miguel.Valentina tenta convencer Maria da Luz a dizê-la o que está acontecendo, e se tem algo a ver com Rodrigo seu jeito estranho dos últimos dias. Maria da Luz fica angustiada e pede a Valentina que não intervenha em seus problemas, e que eles não têm nada a ver com sua fazenda. Ivana, hipócrita, tenta convencer Sandra que não tem nada a ver com Horácio. Ainda que ele tenha confessado que a ama, ela segue amando unicamente a José Miguel. Sandra responde que não acredita em nada que sai da boca de Ivana e pede que ela deixe imediatamente sua casa. José Miguel diz a Sandra que Ivana nunca foi sua namorada, e que tudo isso foi uma invenção de Horácio.Sandra, furiosa, diz que buscava a ajuda de José, mas que pelo visto ele e Horácio sempre foram cúmplices. Frederico diz a Leonor que sabe que José Miguel não tem seu sangue, pois quando jovem fez exames de fertilidade e é estéril. Ele pede que ela não diga nada, pois ele ama José Miguel como filho, e quer que o jovem siga o chamando de pai. Maria da Luz confessa a Felipe que foi estuprada. Felipe recomenda que ela faça uma denúncia, e ela responde que prefere se calar, pois tem muito medo. Felipe se zanga ao saber que José Miguel ama Valentina.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 23 de maio (Quinta)

 

Maria da Luz chorando adverte Rodrigo que se ele continuar incomodando dirá tudo a Valentina. Ele responde que se ela dizer algo Cristina poderá sofrer um acidente parecido com o que sofreu Lázaro. Rodrigo abusa de Maria da Luz. Leonor procura Sabino supostamente para discutirem assuntos pertinentes a fazenda. Sabino a diz ela não precisa mentir para ele, pois sabe que ela teme que ele revele toda a verdade a José Miguel. Então, ele acalma a senhora dizendo que se não disse nada antes, não dirá agora. Benita, preocupada, diz a Valentina que não encontra Maria da Luz em nenhuma parte, e que num caminho da fazenda encontrou uma canastra jogada.Benita tenta se acalmar pensando que talvez Maria da Luz tenha ido falar com Cristina e se esquecido da hora. Benita volta a pedir à Valentina que demita Rodrigo. Valentina responde que comprovou que as pessoas do povoado a odeiam, e que precisa de Rodrigo na fazenda. Ela completa dizendo que só o demitiria se encontrasse algo grave contra ele, que não tivesse justificativa. Ivana diz a Valentina que não quer se lembrar de seu pai, pois o encontrou com outra mulher em sua própria casa, e que esse fato nem Isabel sabe. Ela ainda pede pra Valentina não permitir que o ocorrido com Alonso as distancie de vez.Benita diz a Valentina que Maria da Luz está reclamando de dor no estômago, mas que pressente que ocorreu algo mais grave com ela. Benita chama o doutor para examinar Maria. Valentina pergunta a Rodrigo se foi ele quem envenenou o gado de José Miguel. Ele nega e Valentina o adverte que ele se dará muito mal se ela descobrir o contrário. Rodrigo diz que Valentina está defendendo muito José Miguel, e ele, enquanto isso, fica fazendo apostas para conquistá-la. Ivana recebe flores de Horácio e faz Valentina acreditar que quem as enviou foi José Miguel. José Miguel se decepciona ao saber que o banco negou o empréstimo para a fazenda “Montesinos”. Isabel tenta explicar sua relação com Frederico a Ernesto, mas ele não a entende. Chateada, Isabel devolve o presente que recebeu de Ernesto.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 22 de maio (Quarta)

 

Moises avisa Enriqueta que apoiará Sandra ainda que isso custe seu casamento. Enriqueta então afirma que se Sandra for, ela irá com a filha. Sandra surpreende Ivana e Horácio abraçados e exige uma explicação. Horácio diz que Ivana e ele se amam, por isso que terminou com ela.Sandra, chorando, diz a Ivana que ela sempre foi uma fingida, e que a amizade era apenas um pretexto para se aproximar de seu noivo. Horácio diz a Ivana que eles devem assumir para o mundo essa relação. Ivana pergunta se José sabe do sentimento que Horácio sente por ela. Ele diz que sim e Ivana se zanga. Ela grita que jamais disse amar Horácio, e o que existiu entre eles acabou.Valentina diz a Maria da Luz que foi testemunha do que Rodrigo queria fazer com ela, e pede que se ele tentar de novo, que a conte de imediato. Maria da Luz, agradecida, diz que Valentina é muito linda e boa. Sabino, furioso, adverte Valentina que deixe José em paz. Rodrigo ameaça Maria da Luz, e diz que ela será dele querendo ou não.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 21 de maio (Terça)

 

Valentina vai ao mercado comprar frutas e se negam a vender para ela. Ernesto fica com ciúmes ao ver Isabel e Frederico conversando a sós e sorrindo. Sandra tenta explicar sua situação a Felipe, mas ele a trata com descaso, dizendo que tem muitos pacientes. José Miguel se aproxima de Valentina e a diz que adoraria que ela o dissesse que foi a cabana para recordar dos bons momentos que eles viveram lá juntos. Valentina, furiosa, diz que ele é um imbecil e quando vai dizer o motivo pelo qual voltou a cabana, Jesus os interrompe.Cristina expulsa Rodrigo de sua casa e ele diz que, e ela não o perdoar, abusará de Maria da Luz e falará a Valentina que Maria mentiu. Rodrigo sai e diz que o filho que Cristina espera nem deve ser dele. Ivana, hipócrita, diz a José Miguel que o ama. Ele responde que não acredita nela, pois a viu no mesmo dia saindo com Horácio. Ivana diz que estava indo terminar com ele, pois não tinha mais como manterem qualquer relação, ainda mais amando José. José Miguel finaliza afirmando que Ivana se apaixona com muita facilidade, e que não pode correspondê-la. O rumor de que Horácio e José apostaram para ver quem conquistava primeiro Valentina se espalha. José Miguel observa ao longe Valentina nadando no rio. Ernesto diz a Isabel que Frederico a admira muito e que esse sentimento parece ser mútuo.Isabel responde que gosta muito de Frederico. Ernesto diz que queria muito que Isabel sentisse por ele o mesmo que sente por Frederico. Leonor diz a Frederico que Ernesto está completamente apaixonado por Isabel, e que ela o corresponde. Frederico então fala que faz gosto disso, pois Isabel merece um homem que a faça muito feliz. Moises e Sandra falam sobre os planos de viajem da garota. Enriqueta os escuta e diz a Moises que Sandra é ainda muito dependente e não pode ficar sem seus cuidados.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 20 de maio (Segunda)

 

Ivana ainda diz a prima que ficou sabendo por Leonor que José Miguel e Horácio fizeram uma aposta para ver quem consegue conquistá-la primeiro. Valentina, furiosa, pede a Ivana que diga a Leonor que ela pode ficar calma, pois não dará o gosto nem a José e muito menos a Horácio. Rodrigo reclama com Cristina por ela ter engravidado. Ele diz que ela só está tentando prendê-lo, mas isso não surtirá efeito, pois ele não tem o menor interesse na criança. Valentina conta a Benita sobre a aposta que feita por José Miguel. Benita ri e diz que isso certamente é uma invenção de Ivana, pois José está interessado em Valentina, e não nela. Leonor diz a José Miguel que pense em tudo o que aconteceu antes de dar crédito a gente que fala mal de Ivana, pois ela é uma moça maravilhosa. Benita fica furiosa ao ver Cristina maltratar Maria da Luz para defender Rodrigo. Valentina diz a Rodrigo que sabe como são os homens e que não se esqueceu do dia em que chegou a fazenda e o viu tentando violar Maria da Luz. Ela o relembra que, caso algo ocorra com Maria, ele irá se arrepender amargamente. José Miguel diz a Sabino que ama Valentina, e que ninguém conseguirá tirar dele esse sentimento que vive em sua mente e coração. Leonor diz a Ivana que já falou com José Miguel e que tem certeza que ele não pensa mais mal dela, porém é chegada a hora de Ivana tentar uma aproximação com ele. Leonor ainda promete a Ivana que se ela conseguir se casar com José, se compromete a convencê-lo a viver na capital com ela. Valentina comenta com Rodrigo sobre seus planos de construir uma escola, ele tenta fazer com que Valentina desista dessa ideia, pois a gente do povoado é muito mal agradecida. Valentina responde que não pediu a opinião dele, apenas o informou que irá construir a escola e que quando quiser conselhos, não será a ele que irá pedir.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 17 de maio (Sexta)

 

Ivana ainda diz a prima que ficou sabendo por Leonor que José Miguel e Horácio fizeram uma aposta para ver quem consegue conquistá-la primeiro. Valentina, furiosa, pede a Ivana que diga a Leonor que ela pode ficar calma, pois não dará o gosto nem a José e muito menos a Horácio. Rodrigo reclama com Cristina por ela ter engravidado. Ele diz que ela só está tentando prendê-lo, mas isso não surtirá efeito, pois ele não tem o menor interesse na criança. Valentina conta a Benita sobre a aposta que feita por José Miguel. Benita ri e diz que isso certamente é uma invenção de Ivana, pois José está interessado em Valentina, e não nela. Leonor diz a José Miguel que pense em tudo o que aconteceu antes de dar crédito a gente que fala mal de Ivana, pois ela é uma moça maravilhosa. Benita fica furiosa ao ver Cristina maltratar Maria da Luz para defender Rodrigo. Valentina diz a Rodrigo que sabe como são os homens e que não se esqueceu do dia em que chegou a fazenda e o viu tentando violar Maria da Luz. Ela o relembra que, caso algo ocorra com Maria, ele irá se arrepender amargamente. José Miguel diz a Sabino que ama Valentina, e que ninguém conseguirá tirar dele esse sentimento que vive em sua mente e coração. Leonor diz a Ivana que já falou com José Miguel e que tem certeza que ele não pensa mais mal dela, porém é chegada a hora de Ivana tentar uma aproximação com ele. Leonor ainda promete a Ivana que se ela conseguir se casar com José, se compromete a convencê-lo a viver na capital com ela. Valentina comenta com Rodrigo sobre seus planos de construir uma escola, ele tenta fazer com que Valentina desista dessa ideia, pois a gente do povoado é muito mal agradecida. Valentina responde que não pediu a opinião dele, apenas o informou que irá construir a escola e que quando quiser conselhos, não será a ele que irá pedir.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 16 de maio (Quinta)

 

Furioso, Rodrigo responde que jamais permitirá que Valentina se acerte com José Miguel, pois ela precisa de um homem como ele. Ivana pergunta a José o porquê de ele a estar tratando com tanta frieza. Ele se desculpa e tenta se retirar, mas Ivana diz que está muito preocupada porque sabe que Valentina jamais pode esquecer Alonso. Ela diz que já viu a prima chorar diversas vezes segurando uma foto de seu ex-noivo. José Miguel fica pensativo. Valentina, muito contente, mostra a Ernesto o lugar onde pensa em construir uma escola para os filhos dos trabalhadores de sua fazenda e também das fazendas vizinhas. Ernesto diz que não sabe o motivo, mas tem sentido que Valentina recuperou a doçura de tempos mais felizes. José Miguel, zangado, diz a Jesus que sabe que ele tem fugido da escola. Ele diz que não o levará a força, mas se ele voltar a fazer isso, deixarão de ser amigos. Isabel diz a Ernesto que gosta muito dele, mas não o ama para que se torne sua esposa. Maria da Luz percebe que Rodrigo bateu em Cristina e, furiosa, pede que ela o denuncie a polícia. Cristina responde que não pode fazer isso, pois espera um filho dele. Ivana diz a Rodrigo que ama José Miguel na mesma proporção que odeia Valentina Então, ela pede que ele tente deixar o seu “caminho” livre, conquistando Valentina. Rodrigo responde que a dona não é mulher para ele, e ele sabe disso, mas que tampouco ela será para José Miguel. Valentina questiona Ivana por seu suposto amor por José Miguel e de suas saídas com Horácio. Ivana, astuta, diz que Horácio está obcecado por ela desde que a conheceu e que, como não sabe deixar claro que não tem interesse nenhum nele, está tentando fazê-lo ver que entre eles a amizade é muito mais forte que qualquer outra coisa.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 15 de maio (Quarta)

 

Benita pergunta a Ivana o que ela faria se José Miguel estivesse interessado em outra. Furiosa, Ivana deixa claro que ele será dela e nenhuma outra o tirará. Benita diz que Ivana fala como se alguma vez no passado já lhe tivessem tirado alguém. Maria da Luz diz a Rodrigo que ele faria um favor se deixasse Cristina em paz. Rodrigo diz que não o fará e que gosta de ter muitas mulheres, mas que poderia diminuir a lista se Valentina aceitasse ficar com ele. Maria da Luz diz que a patroa jamais olharia para ele dessa forma. Alonso se apresenta para o Delegado Toledo e conta os seus motivos para deixar o país, deixando claro que não há relação com a morte de Oscar. Sandra diz a seu pai que gostaria de viver no exterior para aprender um novo idioma. Moises diz que no começo ela pode se assustar, mais será uma experiência riquissíma sua vivência fora do País. José Miguel diz a Valentina que a ama e que não a deixará por ninguém. Eles se beijam enquanto Ivana, furiosa, os observa ao longe. Valentina diz a José Miguel que o beijo foi apenas para demonstrar que ele não significa nada para ela. Valentina retoma o assunto de seu interesse pela compra da fazenda “Montesinos”. José Miguel desconversa e diz que sabe que ela sente algo por ele. Sandra observa Horácio vindo em sua direção e beija Felipe. Valentina visita a cabana de José Miguel e lá encontra Jesus. O menino diz que seu patrão a ama muito. Filadelfo conta a Rodrigo que José Miguel visitou Valentina e que Ivana os viu juntos. Pela cara de Ivana, ele crê que enfim a “víbora” se acertou com José.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 14 de maio (Terça)

 

Ivana chega a fazenda “Montesinos” e, muito alegre, vai cumprimentar Leonor. Depois, vê Jesus e tenta beijá-lo, mas o menino se esquiva. Leonor diz a Ivana que percebeu que José Miguel a tratou com muita frieza. Ivana responde que acredita não representar nada para José. Valentina sai para passear a cavalo e Rodrigo se oferece para acompanhá-la, pois José Miguel poderia incomodá-la e uma mulher apaixonada é capaz de fazer muitas bobagens. Valentina se zanga e diz que se José Miguel pretende ou quer algo com ela, não é assunto dele. Enriqueta diz a Sandra que Moises está pensando seriamente em mandá-la para fora do país. Ela responde que não havia pensando nisso, mas que não deixa de ser uma boa idéia, pois só assim será capaz de esquecer Horácio. Rodrigo diz a Filadelfo que está preocupado com Valentina, pois ela está demorando a voltar. Filadelfo responde que acredita que a patroa saiba se cuidar muito bem. Rodrigo diz que teve um mal pressentimento em relação a Valentina. Valentina e José Miguel são surpreendidos por uma forte chuva e se refugiam em uma cabana. José Miguel diz a Valentina que vai a essa cabana desde que era criança. Valentina percebe que José Miguel está sangrando e se oferece para ajudá-lo. José Miguel tira a camisa para estancar o sangue e, num impasse de Valentina, eles se beijam.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 13 de maio (Segunda)

 

Valentina beija José Miguel e ele, feliz, diz que com um beijo desses qualquer um ganha ânimo para a vida e que nem se quisesse conseguiria morrer. Valentina crê ser uma brincadeira de José Miguel e diz que ele está fingindo estar mal só para ganhar um beijo seu. Ele confirma. Ele diz a Felipe que não quer que Valentina saiba, mas na verdade ele realmente se sente muito mal. Felipe diz a José Miguel que a bala não atingiu nenhum órgão interno, mas que ele perdeu muito sangue e pode contrair uma infecção. Leonor fica angustiada com a falta de notícias de José Miguel. José Miguel diz a Valentina que sua família deve estar muito preocupada com ele. Valentina diz que vai mandar avisá-los. José Miguel brinca que talvez eles estejam pensando que os dois fugiram juntos. Valentina diz que não vê nenhuma graça em seu senso de humor. O delegado mostra sua arma a Rodrigo e diz que ele está detido pelo desaparecimento de José Miguel. Felipe diz a Leonor que, acidentalmente, Valentina feriu José Miguel. Leonor ao ver Valentina, garante que ela mesma vai se assegurar que Valentina apodreça na cadeia e exige que ela saia imediatamente de perto de José Miguel. Valentina diz a Leonor que faça o que fizer, não sairá do hospital até ter certeza que José Miguel está fora de perigo e bem. Valentina se declara culpada pelo disparo acidental a José Miguel e é detida pelo delegado. Ela ainda inocenta Rodrigo do ocorrido. Rodrigo repreende Cristina e a diz que deixe de pedir favores em seu nome e, se Valentina seguir se metendo em seus problemas, se dará muito mal.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 10 de maio (Sexta)

 

Isabel diz a Valentina que dias antes de seu casamento surpreendeu Alonso e Ivana se beijando, porém ele o fazia a força. Ivana diz a Valentina que só não a disse antes porque se o tivesse feito ela não teria acreditado, já que estava cega de amor. Valentina diz que era obrigação delas dizer algo tão grave, independente de ela acreditar ou não. Valentina diz a Benita que está triste por não poder confiar nem nas pessoas de sua família, as quais ama, e que agora, como nunca, dúvida do amor que Isabel e Ivana dizem sentir por ela. Benita diz a Valentina que pra ela não importa o quão fria e grosseira seja, sempre seguirá a amando como uma filha. José Miguel repreende sua mãe ao vê-la expulsando Jesus da casa grande. Ela responde que ele e seus amigos podem roubar suas coisas, e que jamais permitirá que eles tenham livre acesso a casa. Ivana procura Valentina para pedir lhe perdão. Ela diz que jamais quis magoá-la e que nunca se relacionaria com um homem comprometido com alguém de sua família, a quem ama, e se Valentina não acreditar nela, naquele mesmo momento vai embora da fazenda. Valentina responde que duvida muito que Alonso tenha a beijado a força e, quanto a ir embora da fazenda, que Ivana faça o que achar mais conveniente. Ivana fica furiosa, pois pensava que Valentina a deixaria na fazenda. Horário diz a Ivana que está na hora de se assumirem como namorados para o povoado, Ivana responde que não é o momento e que devem esperar um pouco mais. Benita surpreende Ivana e Horácio. Ivana diz que estava indo conversar com Valentina sobre o mal entendido que tiveram. Benita diz que admira muito a habilidade de Ivana em se safar de tudo, e sempre parecer como a vítima de qualquer situação. Valentina diz a Isabel que agora entende porque Ivana é sua filha, e que se sente uma tola pois todo o tempo esteve com o inimigo dentro de sua própria casa sem se dar conta. Valentina beija Benita na bochecha e a diz que isso não a autoriza a tratar de “Tininha” outra vez. José Miguel diz a Frederico que seria melhor voltarem para a capital. Ele o responde que deseja morrer na fazenda. Sabino diz a José Miguel que tem certeza que a cerca que levantaram para separar as fazendas “Os Caracóis” e “Montesinos” foi derrubada a mando de Valentina.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 09 de maio (Quinta)

 

Isabel se surpreende e diz a Benita como ela pode descer ao nível de Ivana, e a aconselha a ser mais prudente e menos passional. Ivana fala ao telefone com Horácio, mas faz Valentina crer que é com José Miguel. Frederico diz a José Miguel que não tema por sua enfermidade, e que está pronto e em paz para morrer, que só teme por sua esposa, e pede que jamais a abandone. Sandra lamenta o fim de seu namoro com Horácio. O pai diz que aquele relacionamento era apenas um capricho e a aconselha a analisar se realmente estava apaixonada por ele. Valentina, furiosa, vai tirar satisfações com José Miguel por estar “roubando” seus trabalhadores. José Miguel responde que os trabalhadores estão indo por eles mesmos, e que não tem culpa alguma nisso, em seguida sorri, sarcástico, e Valentina assegura que ela mesma vai tratar de tirar esse sorriso do rosto dele. Benita diz a Isabel o quanto gostaria que Valentina e José Miguel se acertassem. Sandra encontra Ivana saindo do quarto de Horácio e exige uma explicação. Astuta, Ivana diz que só foi pedir um conselho, pois acaba de terminar com José Miguel. Isabel diz a Ivana que se talvez ela tivesse contado tudo que houve entre ela e Alonso, Valentina teria terminado o relacionamento antes de chegar ao casamento. Valentina chega nesse momento e exige que ambas contem o que aconteceu entre Ivana e Alonso.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 08 de maio (Quarta)

 

Benita diz que não é nada bom para sua família Valentina ser conhecida no povoado como “víbora”. Isabel exige que Ivana diga a verdadeira razão da briga entre José Miguel e Rodrigo. Ela responde que o motivo foi Valentina, pois Rodrigo acredita que José Miguel quer se aproveitar dela. Isabel diz que não há como comparar Alonso e José Miguel e que acredita que Valentina jamais voltará a se apaixonar. Filadelfo diz a Rodrigo que ele mudou muito, e que todos dizem que hoje ele não passa de um cão de guarda da Dona. Benita escuta uma conversa entre Rodrigo e Filadelfo e corre para alertar Valentina. Benita aconselha Valentina a despedir Rodrigo. Ela responde que não pode fazê-lo, pois precisa dele, mas pede que Benita diga o que ouviu. Leonor manda chamar Ivana para lhe perguntar se José Miguel a interessa. Ivana chega e saúda Leonor. Em seguida ela responde que ama José, mas não existe um único homem no povoado capaz de fazê-la permanecer ali por toda a vida. Leonor pensa em usá-la em seus planos de afastá-lo de Valentina. Felipe tenta se aproximar de Valentina e ela diz que ele é um amigo de um passado que ela precisa e quer esquecer, por isso, o melhor é que não sejam amigos. Benita se zanga ao ouvir Ivana falar mal de Valentina e a adverte que uma palavra mais e ela mesma lhe calará a boca.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 07 de maio (Terça)

 

Valentina diz que os encontros de Ivana e José Miguel, de fato, a incomodam. Benita responde que José Miguel sempre se portou como um verdadeiro cavalheiro. Isabel conta a Ivana que Felipe lhe mostrou suas radiografias e que acredita que ele tem se mostrado prestativo e interessado porque ainda sente algo por ela. Ivana responde que Felipe não a interessa em hipótese alguma. Isabel diz que já se deu conta que o único que interessa a sua filha é José Miguel Montesinos. Ivana exige que Rodrigo explique o porquê de ele ter ido cobrar explicações de José Miguel, e também de onde tirou que José não é filho de Frederico. Rodrigo diz que só fez o que fez para irritar José Miguel. O povoado todo comenta que Valentina deve ser a assassina de Lázaro. Ouvindo os rumores, Padre Ventura adverte as pessoas afirmando que fofoqueiros não entram no Paraíso. Leonor recrimina José Miguel por ter descoberto por outras pessoas que Ivana é sua namorada. Ela diz que faz muito gosto dessa união, e espera que eles se casem e tenham muitos filhos. José responde que Ivana é só uma amiga, e a ideia de serem namorados foi inventada por Horácio. Sandra ameaça Horácio, e ele, cansado, diz que não quer seguir sendo namorado de uma menina ciumenta e imatura. Valentina vai ao sepultamento de Lázaro e a mãe do peão a chama de assassina. Ivana acusa Felipe com insinuações de que ele tem ciúmes dela com José. Felipe responde que em outra época sim, teria ciúme, mas hoje Ivana é absolutamente indiferente para ele.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 06 de maio (Segunda)

 

Rodrigo diz a José Miguel que tudo relacionado a Valentina Vilaça o interessa e pede que ele não se aproxime mais de sua patroa. José Miguel responde que não quer ouvir ameaças. Rodrigo diz que, então, também não deve ser de interesse do moço saber o nome de seu verdadeiro pai, pois no povoado todos sabem que Frederico não é seu pai. Ivana vê a cena e corre para ajudar José Miguel. José, furioso, dá um soco em Rodrigo, que imediatamente o ameaça com uma arma. Como estão em frente à igreja, o Padre Ventura aparece e pede que ambos respeitem a casa de Deus. José Miguel pede a Ivana que volte para a festa. Rodrigo, zangado, humilha Cristina, dizendo a que ela não é e nunca será uma mulher digna de um homem como ele. José Miguel conta a Sabino sobre o incidente que teve com Rodrigo e que o agrediu porque ele disse que Frederico não é seu verdadeiro pai. José diz a Sabino que se ele sabe algo não pode omitir. Sabino, nervoso, o pede para que ele não acredite em um homem como Rodrigo, que é capaz de tudo para atingir seus propósitos. José Miguel pregunta a Leonor se ela estava apaixonada por Frederico quando eles se casaram. Nervosa, ela rapidamente responde que sim. José então pergunta se ela conhece um homem chamado Rodrigo Gavilan. Ela diz que só conhece por nome, mas não o conhece pessoalmente. De sua janela, Valentina vê Ivana e um homem se beijando e supõe que seja José Miguel. Furiosa, Valentina afirma que realmente nenhum homem vale a pena. Quando Ivana chega, Valentina lhe recomenda tomar cuidado com suas novas amizades, que podem ser mais mentirosas do que ela. Ivana responde que terá muito cuidado, pois não quer que ocorra com ela o mesmo que ocorreu entre Valentina e Alonso. Benita pergunta a Valentina se o fato de Ivana estar saindo com José Miguel a incomoda.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 03 de maio (Sexta)

 

Valentina se surpreende ao ver Lázaro morto e sai correndo assustada. Chegando a casa grande ela conta a Isabel e Benita o que viu e, em seguida, sofre uma crise nervosa. Valentina manda chamar Rodrigo e pergunta o que ele acredita ter ocorrido. Rodrigo diz que certamente Lázaro foi atingido por um coice do cavalo. Ele também diz a Valentina que o fato pode trazer problemas para ela. Valentina então pergunta o que ele sugere que façam. Rodrigo responde que o melhor a fazer é jogar o corpo de Lázaro em algum local longe de suas terras. Valentina diz que jamais fará isso e que quer agir dentro da lei, já que não tem nada a temer. José Miguel diz a seu pai que Valentina está muito interessada em comprar a fazenda “Montesinos”. Ivana vai ao consultório de Felipe e se esforça para parecer amável. O delegado do povoado diz a Valentina que ela terá que acompanhá-lo, pois ela é a principal suspeita da morte de Lázaro. Benita grita ao delegado que Valentina não é uma assassina. O delegado pensa que a morte de Lázaro pode ter sido causada por um golpe muito forte, não necessariamente um coice de cavalo. Benita, chorando, diz a José Miguel que levaram Valentina presa. Rodrigo vai atrás de Valentina, seguido por José Miguel. O delegado diz a Valentina que o fato de ela ser rica e poderosa não conta nada para ele, pois se ela tiver culpa, será presa e julgada. José Miguel chega a delegacia e Rodrigo impede que ele entre onde está Valentina. José Miguel se apresenta como advogado de Valentina e diz a ela que Isabel o contratou.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 02 de maio (Quinta)

 

Dona Leonor recrimina Frederico sobre o lamentável estado em que se encontra a fazenda “Montesinos”. Ele a responde que irá, pouco a pouco, coloca-la em ordem. Felipe diz a Dona Isabel, Valentina e José Miguel que Ivana sofreu um golpe na cabeça, mas que não corre maiores riscos. Ivana decide ficar na fazenda de José Miguel para recuperar se melhor. José Miguel diz a Felipe que estranhou o fato dele já conhecer Valentina e sua família. Felipe responde que eles são amigos da capital, e que ao aceitar a transferência para um povoado afastado, jamais imaginou que fosse encontrar a família Villaça por lá. Horacio diz a Maria da Luz que de um recado a Ivana, convidando-a para uma festa que ele organizará. Maria responde que dará o recado, mas que Ivana não poderá ir a festa por causa de um pequeno acidente que sofreu. Benita diz a Valentina que Rodrigo foi a sua procura na fazenda para saber se ela precisava de algo, já que ouviu dizer que a dona caiu do cavalo. Valentina diz que pensa ter deixado bem claro que não queria mais ver Rodrigo em suas terras. Valentina surpreende Rodrigo cuidando de seu cavalo e o ordena que saia imediatamente de suas terras. Rodrigo responde que apenas está cuidando do cavalo da dona e logo irá. Valentina briga com Lázaro por ele ter deixado seu cavalo nos serviços pesados. Isabel se surpreende ao ver Frederico. Leonor fica zangada com a aproximação de Isabel e Frederico. Rodrigo pede a Valentina que o restitua ao cargo de capataz da “Os Caracóis”. Ela diz que o faria apenas se ele a pedisse de joelhos. Valentina volta para a casa grande. Lazaro vai tirar satisfações com Rodrigo e diz que contará tudo sobre os desfalques na fazenda a dona. Rodrigo golpeia Lazaro com uma marreta. Lazaro morre. Amanhece e Valentina vai ao estábulo ver como está seu cavalo e se depara com Lázaro morto.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 01 de maio (Quarta)

 

José Miguel procura Valentina para fazer um trato quanto ao assunto de seu gado beber água na “Montesinos”. Ela responde que o único trato que eles terão será quanto a venda de sua fazenda. Valentina se zanga com Isabel, já que havia ordenado que José Miguel não entrasse mais em sua fazenda. Ela completa diz que José Miguel é um oportunista e quer viver as custas de seu dinheiro, uma vez que quer cobrar pela água que o gado consome na fazenda “Montesinos”. José Miguel diz a Ivana que Valentina é uma pessoa muito ressentida. Ivana responde que ama sua prima, mas que realmente ela é uma pessoa difícil. Ivana começa a ter aulas de equitação com José Miguel. E num descuido da moça, acaba caindo e batendo forte com a cabeça. José Miguel socorre Ivana e a leva a sua fazenda. Valentina fica furiosa e diz a José Miguel que ele é um irresponsável e o proíbe de se aproximar de sua família. Isabel, chorando, diz a Valentina que precisam levar Ivana imediatamente a um hospital. Valentina responde que o mais próximo está a duas horas dali. José Miguel pede a João que vá ao posto de saúde e traga um médico para atender Ivana. Rodrigo chega a fazenda “Os Caracóis” e fica sabendo que Lazaro colocou o cavalo de Valentina para trabalhos na fazenda, mas que acabou se machucando. Nazário diz a Rodrigo que Lazaro tem cada vez mais a confiança da dona. Leonor chega a fazenda “Montesinos” e, furiosa, exige uma explicação de Valentina por ela estar em sua propriedade. Isabel se surpreende ao ver que o médico do povoado é Felipe. Ivana se assusta quando vê Felipe. Rodrigo e Lázaro se enfrentam pelo fato do cavalo de Valentina ter se machucado.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 30 de abril (Terça)

 

Ivana exige que sua mãe a diga quem foi o homem dono de seu coração. Como Isabel se cala, Ivana sugere que é Ernesto, e passa a acreditar que eles são amantes desde que seu pai era vivo. Ivana, chorando desesperadamente, diz a Valentina que seu advogado, Ernesto, sempre foi amante de sua mãe. Ernesto responde que é mentira. Ivana pede que Valentina o demita. Ele diz a Valentina que Isabel é uma mulher de respeito e exemplar. Valentina diz a Ivana que precisa de Ernesto e que se ela não o suporta, o problema é unicamente dela. Ivana sai furiosa. Valentina diz a Ernesto que não vai aceitar uma relação entre ele e Isabel em sua fazenda. Ivana chega a venda de Horacio e, logo em seguida, Sandra, a noiva do rapaz, chega e o beija. Sandra vê Ivana e pergunta ao noivo que é a moça. Horacio fica sem saber o que falar e Ivana, astuta, abraça José Miguel, que também estava na venda, e o beija. Ivana pergunta a Sandra se ela e José Miguel não formam um lindo par. Sandra diz que sim e volta a beijar Horacio. Sandra diz a Horacio que está chegando a hora de se casarem. Ele tenta desconversar, mas ela diz que isso já está decidido. Rodrigo diz a Cristina que ela deveria tirar Maria da Luz da casa grande a força. Cristina chega a casa e pega Maria da Luz pelos braços. Valentina vê a cena e diz a Cristina que Maria da Luz não irá a lugar algum contra sua própria vontade. Cristina diz a Valentina que Lázaro está incomodando sua filha. Valentina diz que irá tirar satisfação com o rapaz. Valentina repreende Lázaro e ele, inocente, diz não ser ele quem está atrás de Maria da Luz. Rodrigo observa a cena, calado. Rodrigo tenta ajudar Valentina a subir no cavalo e pega em seus ombros, Valentina o chicoteia no rosto e ordena que ele jamais volte a tocá-la.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 29 de abril (Segunda)

 

Rodrigo intimida Maria da Luz sugerindo que ela tem se sentido segura por ser protegida pela “víbora”. Ele ameaça dizendo que brevemente isso se acabará e ela voltará a estar em suas mãos. Lázaro assiste a cena e exige que Rodrigo deixe Maria da Luz em paz. Ernesto questiona o interesse de Valentina pela fazenda “Montesinos”, já que a “Os Caracóis” é muito maior e mais rentável. Valentina responde que quer a fazenda para que José Miguel vá embora de uma vez por todas. Rodrigo pergunta a Valentina o motivo de sua vinda para a fazenda e porque ela não retorna a capital, que é um lugar mais adequado para as moças finas como ela. Valentina responde que ela é mais perigosa que as cascavéis que vivem pela região da fazenda, inclusive a que a atacou no banheiro. Ela suspeita que esta deve ter sido colocada lá propositalmente, já que as “víboras” não sobem escadas. Valentina lhe diz que quer comprar a fazenda “Montesinos” para ver José Miguel fora de lá o mais breve possível. Rodrigo responde que eles começam a ter pensamentos e vontades semelhantes e crê que logo eles se entenderão bem melhor. Valentina o repreende e diz que entre eles os assuntos serão sempre estritamente profissionais. Ivana vê José Miguel na venda de Horacio e começa a se insinuar para ele. Ivana pede que José Miguel lhe ensine a cavalgar. Ernesto leva a José Miguel uma proposta de compra da fazenda “Montesinos”. Ele responde que a fazenda não está à venda. José Miguel pergunta a Ernesto se Valentina sempre foi rude. Ele diz que ela sofreu muito para ficar assim. Isabel diz a Benita que o grande amor de sua vida foi Frederico Montesinos, pai de José Miguel, mas ela jamais poderá revelar que seu coração não pertenceu ao pai de Ivana, pois se a filha soubesse, jamais a perdoaria. Neste momento Ivana entra pela sala chorando e exige que a mãe lhe diga a verdade.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 26 de abril (Sexta)

 

Valentina diz a Ivana que uma tal de Sandra a insultou e a agrediu por que ela “quer” tirar seu noivo Horácio. Valentina diz a Ivana que quando ela voltar não quer vê-la em sua fazenda. Ivana diz a ela que não tem culpa de que Valentina virou uma mulher amargurada. Valentina esbofeteia Ivana. Dona Isabel diz a Valentina que sabe dos erros de Ivana, mas que lhe parece exagerado expulsa-la da fazenda. Ela diz que se Valentina seguir com essa ideia, irá junto com sua filha. Valentina diz que a tia é livre para fazer o que desejar. Ivana se enfurece com Isabel por ela não ter convencido Valentina a deixá-las na fazenda. Dona Isabel diz que é bom que Ivana já comece a pensar em trabalhar. Em Los Angeles, Alonso se surpreende em se ver frente a frente com Nero, que o ameaça com uma arma. Ivana diz a Rodrigo que precisam fazer algo com urgência para que Valentina chegue a conclusão que realmente seu lugar é na capital. Rodrigo diz que já planejou algo que fará com que Valentina saia da fazenda de uma vez por todas. No banheiro de seu quarto, sem que ninguém perceba, Valentina é atacada por uma serpente e, após ser picada, grita de dor. José Miguel chega à fazenda e rapidamente extrai o veneno do ferimento de Valentina. Em seguida, a leva ao posto de saúde. Sandra, cabisbaixa na cama, ouve sua mãe dizer que Horácio a está esperando na sala. Sandra desce para recebê-lo. Ele diz que nunca a enganou e só ama a ela. Valentina diz a José Miguel que não espere que ela o agradeça por toda a vida pelo “favor” de lhe salvar. Ele responde que jamais esperaria tal atitude dela.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 25 de abril (Quinta)

 

Valentina, furiosa, pergunta a Rodrigo o porquê de ter ateado fogo na cabana de João e Teresa. Ele responde que só quis se assegurar que as ordens da dona fossem cumpridas. Valentina diz que jamais ordenaria tamanha selvageria. Ela ordena que paguem os direitos de João. Valentina descobre que estão atirando em seu gado por eles estarem indo beber água na fazenda Montesinos. Ela jura que se algum animal morrer eles verão do que ela é capaz. Valentina diz a Sabino que diga a seus patrões que a vendam a fazenda Montesinos. Dessa forma, evitariam esses problemas com os animais que passam de uma fazenda a outra. José Miguel diz a Valentina que sua fazenda não está à venda. Valentina se zanga e diz a José Miguel que eles só voltarão a se ver caso ele aceite a oferta de compra da Montesinos. Valentina cobra Ernesto pelo detetive contratado ainda não ter tido notícias de Alonso. Furiosa, ela ordena que Ernesto demita o detetive e contrate outro, sem se importar com valores, pois sua prioridade é mandar Alonso para a cadeia. Rodrigo, furioso, ameaça Sabino por ter disparado contra os animais de Valentina. Sabino responde que nunca feriu nenhum, e que só dispara para assustá-los. Sabino diz que Rodrigo não é um homem honrado, pois enriqueceu as custas de roubos contra Valentina. Rodrigo se enfurece com a acusação e ameaça bater em Sabino. Neste momento, José Miguel chega e adverte Rodrigo que, caso ele toque em Sabino, pagará caro. Teresa agradece ao ato nobre de Valentina em abrigar a ela e seus filhos. Jesus se aproxima dela e diz que ela é muito linda e boa. Jesus beija Valentina. Sandra invade a casa de Valentina e a esbofeteia, acusando a de andar as escondidas com seu noivo. Valentina devolve a bofetada e diz que não anda com ninguém pelo povoado. Valentina conclui que Ivana é a mulher que anda passeando com homens pelo povoado, vai até o quarto da prima, joga as roupas de Ivana no chão e ordena que ela deixe sua fazenda imediatamente.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 24 de abril (Quarta)

 

Ivana diz a Rodrigo que sabe que a chegada de Valentina o transtornou, e a ela também interessa muito que Valentina volte para a capital. Rodrigo questiona a Ivana o porquê de todo esse interesse em fazer Valentina sair da Fazenda. Ela responde que ele não deve fazer muitas perguntas, mas que só se atente ao fato de que ela costuma ser muito generosa nos agradecimentos dos favores que a prestam. Rodrigo diz que adora as mulheres, mas que prefere escolhê-las ele mesmo. Benita diz a Valentina que está cansada de ser amável com ela e receber em troca só desprezo, e que tem certeza que essa postura de Valentina é só uma máscara para esconder sua dor. Ela completa recomendando que Valentina assuma seu sofrimento e volte a ser gentil com as pessoas que a cercam e amam. Cristina pergunta a Rodrigo se ele foi viver com ela por ter sido expulso da casa grande pela dona. Hipócrita, ele diz que se mudou por amar Cristina e querer estar mais próximo dela. Valentina, brincando, diz a Ivana que é muito nobre de sua parte ter aceitado se sacrificar por ela, indo viver na fazenda, já que ela sempre disse que morreria de tédio fora da capital. Sem nenhuma consideração, Rodrigo ateia fogo na cabana de João e Teresa e diz a eles que foi a mando de Valentina. Horacio oferece seus serviços a Valentina, já que é dono do maior armazém do povoado. Valentina o trata com desprezo. Teresa procura Valentina e a chama de víbora por não ter tido pena dela e de seus filhos, os deixando sem ter para onde ir. Num golpe rápido, ela atira uma pedra em Valentina, que cai no chão desacordada. Minutos depois, Valentina recobra os sentidos e pergunta o porquê da agressão. Teresa explica toda sua situação e conta o que Rodrigo fez com a cabana onde ela vivia com seus filhos. Valentina diz que jamais ordenou isso e pede que Benita arrume um local para que Teresa fique com seus filhos, porém, não quer ver João em suas terras.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 23 de abril (Terça)

 

Dona Isabel diz a Ivana que Valentina precisa delas, e que vão a fazenda para fazer lhe companhia. Ivana responde que Valentina quer causar pena nelas, e que ela não entrará nesse jogo. Dona Isabel diz a Ivana que ela e Benita já decidiram que irão à fazenda. Ivana responde que ela ficará em casa, na capital. Isabel diz a Ivana que se ela foi ficar na capital terá que procurar um lugar onde viver, já que a casa de Valentina será fechada. Nádia liga para Ivana pelo telefone de Oscar e a diz que o telefone dela está registrado com diversas ligações ocorridas no dia da morte de Oscar, e que isso acabará comprometendo Ivana no caso da morte de seu marido. Nádia finaliza dizendo a Ivana que é apenas questão de tempo para que ela seja presa por assassinato. Ivana, astuta e com medo, diz a Isabel que mudou de ideia e irá com ela e Benita para a fazenda. Valentina diz a Rodrigo que sabe que sua chegada desagradou a ele, e que se ele não se adequar ao seu modo de ser, deverá ir embora. Rodrigo diz que só ele conhece a fazenda por completo, mas Valentina responde que ninguém é insubstituível. Valentina despede João, seu empregado que, segundo Rodrigo, roubou Valentina. A gente do povoado fica em polvorosa com a chegada de Valentina à fazenda. João, chorando, diz a sua esposa que “A Dona” ordenou que eles saíssem imediatamente da fazenda. Dona Isabel, Benita e Ivana chegam à fazenda. Ivana rapidamente percebe o ódio de Rodrigo por Valentina e propõe que eles se aliem contra ela.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 22 de abril (Segunda)

 

Rodrigo se mostra incrédulo de que Valentina seja a dona da fazenda. Ela diz que pode despedi-lo a qualquer momento, e ainda o adverte que não quer saber de empregados vivendo em sua casa, ou se portando como proprietários do local. Ivana vai ao antigo quarto de Valentina e começa a separar determinadas peças de roupas. Benita a surpreende e diz que aquilo tudo pertence unicamente a Valentina e, por isso, ficará guardado até que ela volte. Ivana, furiosa, tenta agredir Benita. Benita a segura e diz que ela realmente se sente odiada por Ivana, mas não tanto quanto Ivana odeia Valentina. Valentina ordena a Maria da Luz que tire e queime todos os pertences de Rodrigo da casa grande. Rodrigo vai viver com a mãe de Maria da Luz e diz a jovem que se ela contar algo do que ele tentou com ela, tratará de fazê-la pagar. Felipe procura Valentina para despedir se, mas Ivana lhe diz que sua prima foi embora para a fazenda “Os Caracóis”. Felipe, então, tenta conversar com Ivana. Ela o interrompe e diz que eles nunca foram iguais, mas espera de coração que ele encontre uma mulher submissa e idiota que o aceite, pois ele merece. Felipe responde a Ivana que só espera que se esclareça o crime de Oscar, bem como o possível envolvimento de Ivana nele. Felipe ainda diz que pretende dizer o horário exato que estava com Ivana. Assustada, Ivana diz que nada teve haver com esse caso, e beija Felipe, ele a rejeita e diz que em outras circunstancias aquele beijo o teria feito o homem mais feliz. Valentina sai à noite e em meio à chuva e chora compulsivamente. Rodrigo comenta com peões da fazenda que tem certeza que uma mulherzinha mimada da capital nunca será capaz de controlar a fazenda “Os Caracóis”.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 19 de abril (Sexta)

 

Ivana tenta falar com Valentina, mas ela não responde nada. Dona Isabel diz a Ivana que certamente Valentina está em um mar de lágrimas. Ivana, sarcástica, diz que não viu Valentina derramar uma lágrima sequer, e que ela parece ser outra pessoa. Valentina sai de manhã com o carro sem que a notem, chega a um precipício e, com o vestido de noiva no porta malas, atira o carro barranco abaixo. Valentina diz a Isabel, Ernesto e Benita que irá de uma vez viver pelo resto de seus dias na fazenda “Os Caracóis” e ordena a Ernesto que arrume as coisas na fazenda e lhe dê as chaves do local. Valentina exige que daquele momento em diante todos a tratem por Dona Valentina Vilaça. Felipe surpreende Ivana batendo na porta do apartamento de Alonso e lhe diz que agora tem certeza de que eram amantes. Valentina diz a Gabriela que ela deve estar contente, pois sempre esteve certa quanto ao que pensava de Alonso e que todos o conheciam melhor que ela. Valentina se despede de Gabriela e diz que jamais voltarão a se ver, pois ela irá embora da capital e não dirá seu paradeiro a ninguém. Padre Justino procura Valentina e, após conversarem, diz que dará a ela sua benção. Valentina se afasta e diz que não crê mais que exista um Deus, pois como ele pode permitir tanto engano? Valentina ordena a Ernesto que contrate o melhor detetive do país para que encontrem Alonso. Valentina chega à fazenda “Os Caracóis” e surpreende Rodrigo tentando abusar de Maria da Luz. Furiosa, ela exige que Rodrigo deixe a garota em paz. Rodrigo ironiza e pergunta a Valentina se ela sabe com quem está falando. Ela responde que não faz a menor idéia, mas é ele quem não sabe com quem está falando. Em seguida, ela se apresenta como Valentina Vilaça, a Dona.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 18 de abril (Quinta)

 

Alonso consegue despistar Nero, mas ao invés de ir à igreja, acaba indo ao aeroporto, onde Ivana está esperando. Na igreja, Valentina se sente cada vez mais angustiada e diz a Dona Isabel que tem um pressentimento de que algo ruim aconteceu com Alonso. Ivana recebe uma mensagem de Alonso dizendo que não fugirá mais com ela porque se deu conta que entre eles só houve atração, mas se deu conta que ama profundamente Valentina. Na igreja, Valentina recebe uma mensagem dizendo que vários acontecimentos impedem que Alonso se case com ela. Valentina, desolada, volta a sua casa e destrói seu vestido de noiva. Ernesto diz a Benita que é o momento de deixarem Valentina sozinha. Ivana chega a casa e Isabel prontamente a questiona onde ela estava. Ivana responde que estava atrás de Alonso para cobrar lhe uma explicação pelo que ele fez a Valentina. Dona Isabel fica desconfiada e questiona Ivana como ela soube do “abandono” de Valentina. Ivana garante que foi uma das primeiras a estar na igreja, só que acabou não sendo vista, pois logo suspeitou do que Alonso queria fazer. Sozinha no quarto, Ivana se esbofeteia, e diz ser uma idiota por ter acreditado em Alonso. Brenda e Santiaguinho chegam à casa de Valentina. Brenda vê Ivana e descobre que ela não é Valentina. Ivana, furiosa, maltrata Santiaguinho. Brenda aparece e grita que ela não toque no menino. Ivana diz que Brenda não é ninguém para proibi-la de algo e a manda embora. Valentina se lembra das promessas de amor feitas por Alonso e destrói as guirlandas de flores feitas para a celebração de seu casamento.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 17 de abril (Quarta)

 

Margarida diz ao Delegado Toledo que horas antes da morte de Oscar, ouviu uma briga entre ele e Alonso em seu escritório e Alonso o ameaçou de morte. Alonso vai até Valentina, “arrependido” de suas atitudes, e diz que quer confessar uns problemas e erros que ele cometeu antes que se casem. Valentina diz que o passado está morto e deve ser esquecido. Ela pede uns minutos a Alonso e volta com uma pequena caixa onde está um relógio que foi de seu pai. Valentina o entrega a Alonso e diz que deseja que ele use a joia no dia de seu casamento. Ivana diz a Alonso que a única solução para seus problemas é que eles fujam juntos levando todo o dinheiro e joias que Valentina mantém em um cofre. O delegado Toledo afirma a Alonso que margarida o acusou pela morte de Oscar e Nádia afirma que assim que ele voltar da lua de mel, terá provas para levá-lo para a cadeia. Alonso, furioso, diz ao Delegado que Margarida inventou essa história, pois esta ressentida por sua demissão. Ivana diz a Alonso que já comprou as passagens de avião e que ele vai adorar o destino que ela escolheu para que vivam juntos e felizes. Chega o dia do casamento de Valentina e Alonso. Enquanto ela está feliz e ansiosa pelo momento, Alonso se sente em dúvidas entre ir ou não com Ivana, mas já está decidido a deixar Valentina no altar. Nero segue Alonso no caminho até a igreja ou aeroporto. Valentina chega à igreja e se dá conta que Alonso ainda não chegou. Nervosa, ela resolve dar mais uma volta e pede a Gabriela que a avise assim que Alonso aparecer.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 16 de abril (Terça)

 

Valentina mostra a foto de Santiaguinho a Alonso e pergunta quem é aquele garotinho. Alonso rapidamente responde que se trata do filho de sua prima e que ele apoia economicamente a eles, então, como agradecimento, a prima lhe enviou uma foto do garoto. Valentina, comovida, diz a Alonso que quer conhecer o garoto e sua prima, e que faz questão que eles estejam em seu casamento. Receosa, Ivana lê no jornal uma notícia sobre a morte de Oscar e teme que Nádia faça algo que a envolva. Benita a observa de longe e lhe pergunta por que o interesse nessa notícia. Enfurecida, Ivana diz que Benita está lhe perseguindo e pede que a deixe em paz. Benita responde que conhece bem Ivana e sabe que seu carinho por Valentina não é desinteressado. Ela afirma que, um dia, Valentina se dará conta disso. Ivana manda Benita se calar e diz que pedirá a prima que a demita. Margarida é humilhada por Alonso e lhe avisa que sabe de coisas que podem prejudicá-lo. Valentina diz a Alonso que ele tem razão em querer que vivam sós e que ela irá procurar uma casa para eles. Brenda, acreditando que Ivana é Valentina, conta sua história e a de seu filho com Alonso. O Delegado Toledo pergunta a Isabel onde estava Ivana no momento do assassinato de Oscar. Felipe também é questionado pelo delegado e responde que estava com Ivana. O delegado diz que Nádia tem certeza que a assassina de seu esposo é Ivana. Brenda diz a Alonso que ela e seu filho estarão presentes em seu casamento com Valentina. Ivana, fora de si, grita com Dona Isabel dizendo estar cheia de sua predileção por Valentina.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 15 de abril (Segunda)

 

Hipócrita, Ivana diz a Benita que ela não imagina o esforço que vem sendo necessário fazer para conseguir se recuperar da morte de Oscar. Ela ainda diz que achará negativo tudo o que Benita fizer ou disser por não gostar dela. Ernesto confessa ao padre que está apaixonado por Dona Isabel há muitos anos, mas não nutre esperanças, pois ela só o vê como um amigo. Padre Justino o aconselha a dizer a Isabel, pois talvez ele tenha uma grata surpresa, e se ele nunca falar seus sentimentos jamais saberá o que Isabel sente. Nádia chora e diz a Alonso que não tem o conselho de um filho para abrandar sua dor pela morte de Oscar. Nádia vai à casa de Valentina e dá um tapa em Ivana, a acusa de ter se metido com seu marido e que depois disso acabou o matando. Dona Isabel chega e pergunta a Ivana se o que Nádia diz é verdade. Ivana responde que tudo é uma grande mentira e que Nádia está louca. Nádia adverte Ivana que seu crime não ficará impune. Ivana diz a Valentina que Nádia a acusou de ter assassinado Oscar e, além disso, a agrediu em frente à Isabel. Benita diz a Valentina que Alonso tem razão em, após casados, querer viver a sós com ela. Ivana faz Felipe acreditar que se interessa por ele e sugere que saiam para comer. Felipe aceita sem saber que está sendo usado por Ivana, que só quer ser vista com alguém para que não a culpem pela morte de Oscar. Valentina procura por Alonso em seu escritório e se surpreende ao ver uma foto de Santiaguinho.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 12 de abril (Sexta)

 

Ivana mata Oscar para evitar que todos saibam de sua relação com Alonso. Para tentar um argumento de defesa, vai atrás de Felipe e finge estar arrependida de tudo que disse a ele e que pensa seriamente que seria ótimo se eles se dessem uma oportunidade. Felipe confessa a Ivana que suspeitava que ela mantinha relações com Alonso, mas que crê ter se precipitado nesse julgamento. Ivana diz que jamais se envolveria com Alonso, primeiro porque ele é o homem que sua prima ama, e segundo que jamais seria capaz de se envolver com alguém já comprometido. Nádia, ao saber da morte de Oscar, procura Alonso e, aos gritos, diz ter certeza que foi Ivana que o matou. Benita mostra a Valentina uma matéria em um jornal onde noticiam a morte de Oscar. Perplexa, Valentina procura uma maneira amena de dar a notícia a Ivana. Ela a encontra no quarto e começa a contar o ocorrido. Ivana finge desespero e assusta Valentina. Ivana chora copiosamente. Alonso diz a Ivana que Nádia está convencida que foi ela a responsável pela morte de Oscar. Valentina e Alonso discutem pelo fato de ela não querer acompanhar o funeral de Oscar. Valentina diz que não tem o que fazer lá, já que a esposa de Oscar acusa sua prima pelo assassinato. Alonso diz a Valentina que não aceitará que Ivana e sua mãe vivam na mesma casa em que eles após o casamento. Valentina então diz que não será necessário, pois eles não se casarão mais. Ela lhe devolve o anel de compromisso. Alonso, incrédulo, vai até o carro onde Dona Isabel está e diz a ela que pode, enfim, se sentir satisfeita. Isabel responde que esta é a melhor notícia que poderia ter recebido. Alonso procura por Valentina, mas Ivana diz que a prima não quer mais saber dele e que agora ele ficará sem a fortuna que tanto queria. Benita escuta a conversa e diz a Ivana que ela está se recuperando muito rápido da morte de seu “amigo” Oscar.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 11 de abril (Quinta)

 

Dona Isabel repreende Ivana pela forma com que tratou Ernesto. Chorando, ela responde que não aguenta mais ver todos felizes e ela não, que não suporta a ideia de sua prima casar com Alonso e que odeia Valentina por ela sempre ter tido tudo e ela nada. Nero entra no escritório de Alonso e o surpreende dizendo saber que ele esta a ponto de se casar e que, antes disso, terá que acertar a conta que deve, caso contrário, ao invés de comemorar sua lua de mel irá estar em seu próprio funeral. Alonso diz a Valentina que, aconteça o que acontecer, ela jamais deve duvidar de seu amor por ela. Ivana tenta convencer Valentina a não se casar com Alonso, dizendo que ele só tem interesse em seu dinheiro. Ela ainda diz que Oscar a confidenciou que o marido lhe trai com várias mulheres. Valentina responde que não acreditou nem em sua melhor amiga, Gabriela, assim sendo, muito menos levará a sério as acusações de um homem sem moral como Oscar. Ivana vai até o Padre Justino e pede que tente tirar da cabeça de Valentina a ideia de se casar com Alonso, afirmando que a prima será muito infeliz no casamento. O Padre responde que se ela tem tanta certeza disso, que a convença ela mesma. Alonso diz a Oscar que na volta de sua lua de mel irá desfazer sua sociedade com ele. Oscar responde que, se ele já encontrou sua mina de ouro e por isso irá descarta-lo, ele fará Valentina saber de sua relação com Ivana. Alonso diz que se caso Valentina ficar sabendo de algo ele mesmo matará Oscar. Oscar grita que está cansado de Alonso e arrumará suas coisas para ir embora do escritório. Ivana encontra Oscar e o diz que a relação deles foi um jogo e se acabou. Ele responde que Ivana só o usou para esconder suas saídas com Alonso e que ele fará Dona Isabel saber de toda a verdade de uma vez por todas. Ivana e Oscar brigam e, para não ser desmascarada, em um momento de cuidado de Oscar, Ivana o atropela. Oscar bate com a cabeça em uma rocha e morre instantaneamente.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 10 de abril (Quarta)

 

Nádia pede a Alonso que lhe diga quem é a mulher com quem Oscar a engana, mostra a nota de uma floricultura e diz que nele consta o endereço de sua noiva, Valentina, e que não sabe se vive mais alguma mulher ali. Alonso se surpreende, mas diz que ele pediu a Oscar que enviasse, em seu nome, flores a sua futura esposa. Gabriela diz a Valentina que Alonso e Ivana são amantes. Ivana aparece e Gabriela pede que ela negue a história. Ivana surpresa, mas astuta, diz que isso não passa de um boato de Gabriela, pois está com ciúmes de tê-la visto beijando Felipe. Hipócrita, Ivana diz a Valentina se ela acredita que sua “irmãzinha” seria capaz de traí-la tão covardemente. Valentina pensa e em seguida pede a Gabriela que se retire de sua casa. Alonso pergunta a Valentina quem lhe enviou as flores. Ela responde que não são para ele, mas um presente de Oscar a Ivana. Furioso, Alonso diz que Oscar está traindo a esposa e ela não merece por ser uma boa mulher. Valentina pede que Alonso jure perante a uma imagem da virgem que realmente a ama, pois ela tem muito medo de perdê-lo. Alonso fala que ela é o único e maior amor de sua vida. Benita diz a Ivana que Gabriela lhe contou o que está acontecendo entre ela e Alonso. Ivana diz que Benita está tão louca quanto Gabriela. Alonso diz a Oscar que Nádia está desconfiada de que ele a trai, e que o caso das flores foi um descuido que ele conseguiu reverter. Ele ainda diz que já sabe de seu caso com Ivana. Oscar descobre que Ivana e Alonso enganam Valentina. Alonso diz a Ivana que descobriu que ela e Oscar são amantes e que não se importa mais, pois já se deu conta de que o que sente por Valentina realmente é amor, Ivana diz que Alonso não se livrará assim tão facilmente dela.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 09 de abril (Terça)

 

Ivana diz a Alonso que ele não precisa se casar com Valentina caso ele não tire nenhum proveito da situação. Ela revela que, num local da casa, Valentina guarda em um cofre muitos dólares, jóias e ouro, que ela poderia pegar para que fugissem juntos. Valentina pede a Felipe que tente conquistar Ivana para que ela esqueça o homem casado com quem tem saído. Oscar, fissurado por Ivana, grita com Nádia dizendo que está cansado dela e de ser um homem fiel. Alonso exige que Oscar diga se há alguma coisa entre ele e Ivana. Oscar nega e diz que não sabe por que Valentina inventou essa mentira. Ivana agradece Felipe por não tê-la desmentido quanto ao seu suposto envio de flores, já que na verdade foi Oscar quem as enviou. Felipe pergunta quem é que está lhe mandando flores. Ela responde que prefere não falar, pois esse é um assunto que ainda a machuca. Alonso se surpreende ao atender Brenda em seu apartamento. Ela reclama que ele é um pai ausente e diz que não aceitará que ele continue tratando seu filho como um estranho. Ela ainda o ameaça, pois sabe que Valentina desconhece que ele já é pai. Oscar diz a Ivana que Alonso o tem pressionado para saber se realmente não existe mais nada entre eles. Ele acha estranho o tamanho interesse de Alonso. Ivana responde que também desconhece essa fissura de Alonso em sua vida sentimental e amorosa. Valentina diz a Ivana que Benita lhe contou que Oscar esteve em busca dela. Ela questiona o motivo dessa procura. Ivana diz que talvez ele tenha ido até lá para pressioná-la, para que ela continue sendo sua amante. Ela afirma que rompeu qualquer relação que poderia haver entre eles. Valentina liga para Oscar e ameaça o denunciar a polícia por assédio, caso ele volte a incomodar Ivana. Felipe descobre que a mulher que está com Alonso é Ivana. Furiosa, ela diz que ele pode pensar o que quiser. Felipe se embriaga e diz a Gabriela que Ivana e Alonso são amantes.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 08 de abril (Segunda)

 

Valentina informa Dona Isabel que seu advogado visitará a casa, já que todos os seus assuntos financeiros serão tratados por Alonso. Eles pretendem se casar em comunhão de bens. Dona Isabel diz a Valentina que ela não poderá casar-se em comunhão de bens, pois no testamento de seus pais consta que ela seguirá sendo a única dona de seu patrimônio mesmo depois de casada. Caso contrário, perderá direito a tudo. Isabel pergunta a Valentina se ela está sabendo que Alonso demitiu seu advogado. Valentina responde que nunca soube dessa demissão e que jamais o faria, pois tem grande carinho e confiança nele. Valentina procura seu advogado e diz que quer ele cuidando de seus bens, por enquanto. O Padre Justino diz a Alonso que está a par da relação entre ele e Ivana. Ele ainda diz que a tentativa de suicídio dela ocorreu por não suportar mais essa situação. Alonso responde que não tem mais nada com Ivana e irá se casar com Valentina por amor. Nádia reclama com Oscar que desde que ele soube que ela não poderia ter filhos, nunca mais a viu como mulher. Ela ainda o acusa de ter uma amante, mas ele nega dizendo ser ela a única mulher em sua vida. Valentina diz a Alonso que talvez não tenha se explicado bem a ele. Na verdade, ela quer que o advogado continue trabalhando pra ela e que apenas preste contas de tudo a Alonso. Hipócrita, Alonso diz a Valentina que não se casará com ela por sua fortuna, mas por amá-la intensamente. Furiosa, Valentina esbofeteia Oscar e pergunta a Alonso se ele sabia que o sócio era o amante casado de Ivana. Alonso reclama com Ivana quanto a sua relação com Oscar. Ela nega


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 05 de abril (Sexta)

 

Valentina lê a carta de Ivana e se sente envergonhada, porque Ivana traiu muitas pessoas que a amam por um homem que não vale a pena. Benita diz saber quem é esse homem e que Ivana deve amá-lo muito. Valentina diz que Benita não sabe de quem se trata, mas que naquele mesmo momento fará Ivana dizer tudo a ela. Valentina cobra explicações de Ivana, e ela, acuada, diz que está apaixonada por um homem compromissado. Valentina insiste e ordena que Ivana revele o nome desse homem. Astuta, Ivana diz ser Oscar, marido de Nádia. Valentina exige que Ivana desfaça essa relação. Ivana diz que sempre foi coagida por Oscar, e que ele não a dá paz, o que fez com que ela após um tempo cedesse aos “encantos” dele. Valentina promete exigir que Oscar deixe Ivana em paz. Então, desesperada ao imaginar que Valentina pode descobrir que essa relação é uma farsa, Ivana implora para que a prima não diga nada, e que ela mesma terá uma ideia para afastar Oscar de uma vez por todas de sua vida. Felipe diz a Gabriela que Ivana tentou se matar, o que isso indica que ela pode ter graves problemas. Gabriela diz não acreditar em Ivana, e que tudo isso foi uma cena para chamar a atenção. O Padre Justino diz a Dona Isabel que Ivana o confessou que entre ela e Alonso houve muitas coisas, e que por serem graves, é seu dever dizer a Valentina.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 04 de abril (Quinta)

 

Valentina faz a prova de seu vestido de noiva enquanto Ivana chora ao se lembrar de que Afonso não quer mais vê-la. Felipe, zangado, diz a Alonso que ele não é o bom amigo que sempre demostrou ser, e que só o mandou a casa de Valentina para que não descobrisse que a mulher com quem estava era Ivana. Alonso responde que jamais seria capaz de trair Vanlentina, ainda mais com sua prima. Dona Isabel pergunta a Valentina se ela realmente tem certeza de seu casamento com Alonso. Ela questiona se não seria melhor dar um tempo para conhecer melhor o seu futuro marido. Valentina a interrompe e afirma que está segura de que Alonso é o homem de sua vida. Valentina encontra Ivana inconsciente e descobre que ela tomou um vidro de remédios para dormir. Nero ameaça Afonso com uma arma, e diz que seu prazo para acertar “aquela” dívida está acabando. Ivana é levada ao hospital e Dona Isabel a acompanha. O Médico resumo das novelas online diz que Ivana não corre risco de morte. Dona Isabel diz a Ivana que um homem como Alonso não merece tal atitude e que existem muitos que adorariam estar com Ivana, como Felipe. Benita encontra sob um móvel do quarto de Ivana, a carta suicida da moça.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 03 de abril (Quarta)

 

Dona Isabel, chorando, diz a Ivana que contará a Valentina que sobre sua traição. Ivana chorando diz que foi Alonso que a beijou e ela não pode esquivar-se. Disse ainda que jamais aceitaria relacionar se com o noivo da prima, já que a ama e nunca faria algo que a machucasse. Ainda chorando Ivana suplica a Dona Isabel que não diga nada a Valentina. Ela responde que não acredita na sua inocência. Valentina pede a Alonso que converse e se coloque a par de seus assuntos financeiros junto ao Advogado Ernesto, seu representante legal. Alonso se encontra com o advogado Ernesto e o cumprimenta por toda sua dedicação aos negócios de Valentina, mas completa dizendo que daquele momento em diante seus serviços não serão mais necessários, pois ele próprio cuidará da fortuna. Ernesto surpreende Alonso dizendo que mesmo depois de casados, Valentina seguirá sendo a única dona de sua fortuna, pois isso está exemplificado no testamento da família Vilaça. Dona Isabel vai até Valentina contar o que viu, mas Ivana chega antes e faz uma cena na qual diz ter sido vista pela sua mãe com um homem casado, mas que isso jamais voltará a se repetir. Dona Isabel esbofeteia Alonso e diz que se calará apenas por Valentina, mas ficará atenta para que Ivana não cruze mais o seu caminho. Alonso conta a Ivana sobre a ameaça que recebeu de Dona Isabel, que isso fez com que seus planos mudassem. Ele explica que o impedimento de se casar em comunhão de bens não permitirá que ele se divorcie após o casamento seguir. Alonso termina o caso com Ivana.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 02 de abril (Terça)

 

Alonso diz a Valentina que precisam cancelar o casamento, pois ele está para receber um empréstimo em três semanas, que será destinado à compra de um edifício. Então, ele não pode se comprometer com nada antes de receber esse aval. Valentina diz que ela lhe emprestará o dinheiro necessário. Ivana chega furiosa ao escritório de Alonso e reclama por ele lhe ter deixado plantada. Valentina chega nesse momento questiona o porquê do enconto. Ivana, hipócrita, diz que ela está dando sua opinião sobre um presente que Alonso está pensando em comprar para a noiva. Alonso, fingindo desapontamento, diz que esse assunto era uma surpresa. Inocente, Valentina diz que não quer ficar sem o presente e pede a prima e ao noivo que continuem tratando do assunto a sós. Alonso se zanga com Ivana e diz que eles não podem por a perder tudo que representa para eles a sua união com Valentina. Valentina pede a seu advogado que entregue todas as contas e acessos a seus bens para Alonso. O advogado Ernesto, surpreso, pergunta se ela tem certeza disso. Ela responde que não poderia estar mais segura, pois Alonso será o administrador de todos os seus bens após o casamento. Benita se surpreende ao ver entre as roupas de Ivana uma foto de Alonso. Felipe se surpreende ao questionar Valentina por Ivana e ouvir que ela saiu com Alonso. Dona Isabel surpreende Ivana e Alonso se beijando.


Ver mais detalhes


A Dona: Capítulo de 01 de abril (Segunda)

 

Valentina Vilaça é uma executiva de sucesso que ficou órfã aos seis anos de idade, quando herdou uma grande fortuna. Foi criada por sua tia Isabel, que sempre a tratou como uma filha. Valentina cresceu junto a sua prima Ivana. Invejosa e em segredo, a prima passa a se encontrar com o noivo de Valentina. Dona Isabel fica entusiasmada com a despedida de solteira de Valentina. Ivana diz que irá apenas por se tratar de um compromisso “afetuoso” com sua prima, mas pressente que o evento será um tanto quanto enfadonho. Enquanto Valentina agradece aos céus por ter encontrado o homem mais maravilhoso do mundo, Ivana se encontra as escondidas com Alonso. Ele pede a ela que fique um pouco mais com ele, mas Ivana precisa ir assistir a despedida de solteira de Valentina. Cínica, Ivana ainda diz que eles precisam seguir com o plano de ficarem com a metade da fortuna de Valentina e que Alonso deve se divorciar logo após a lua de mel. Alonso faz um levantamento de todos os bens de Valentina e se dá conta que está fazendo o melhor negócio de sua vida. Felipe diz a Alonso que está muito interessado em Ivana. Valentina diz a Ivana que espera conhecer o namorado dela no dia de seu casamento. Ivana, hipócrita, a abraça friamente e diz que seu namorado estará lá com toda certeza. Valentina e Alonso se beijam e Ivana os observa furiosa. Gabriela diz a Valentina que não gosta de Ivana, pois observa que ela tem muita inveja de Valentina. Ela pede que a amiga não julgue Ivana, pois ela é como sua irmã. Alonso surpreende Valentina propondo que cancelem o casamento.


Ver mais detalhes